3.1.15

Aiuruoca - casario

Vista do cemitério. Nossa pousadinha está à esquerda, rosa. A cidade é antiga e tombada (centro). Nesta mata abaixo passa o rio aiuruoca (em tupi: oca - toca do aiuru - papagaio).
Ao norte, chega-se pela única via asfaltada. A rua se ramifica em cinco galhos, com vielas e escadarias interligando-as. Há também ruelas sobre o morro e nas laterais, contudo diversas casinhas dependuradas só são acessíveis por trilhas a pé.
Bem a noroeste (foto) há um convento abandonado. Um internato-escola feminino. Prédio imponente e bem localizado, pena estar se deteriorando assim. 
O colégio inaugurou-se com a chegada das  irmãs franciscanas de Ingolstádio na Alemanha, em dezembro de 1938.
Esta é a entrada do cemitério; a vila à esquerda é nova, aqui antes do rio. Não há loteamentos na cidade, mas muitas casas estão em reforma / restauração.
Rua baixa, próxima ao rio. As casas são feitas na beirinha da rua, ao estilo mineiro antigo, com longo quintal em declive. Pavimentação com paralelepípedos.
Esse muro antiquíssimo possui tijolos imensos. fico imaginando a época da construção. Os fundos são de caída no sentido do rio.
Uma das vielas bem inclinada até a rua de cima, onde nos hospedamos. O calçamento é de pedras gigantes.
 Casa revitalizada, mantando certo estilo.
 Essas trepadeiras são magníficas, nunca vi antes.
A segunda escola no alto do morro. Bela e arejada - nova. 
Nós no único posto de combustíveis, mantendo o tanque sempre cheio para ir ao mato. O diesel não tem diferença de preço, mas a gasolina... 

2 comentários:

  1. ~ Interessante. As casinhas antigas parecem-se com as de algumas antigas aldeias portuguesas. ~

    ~ ~ Grande abraço. ~ ~

    ResponderExcluir
  2. Olá, Majo!
    Muitos sobrenomes da região (vi no cemitério) são da época da expansão portuguesa na região. Esta localidade, apesar de minúscula, é muito antiga.

    Abração de cá.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.