3.1.15

Aiuruoca - cultura

Passei uns dias neste recanto mineiro, interagindo com os locais, visitando pontos paradisíacos, respirando mineirice - que é "mió di bão, uai"!
A cidadezinha bem no coração da Serra da Mantiqueira, 350 km a sudeste de casa. Morro, serra, colina, monte.
Cria-se gado (muito queijo) e inicia-se a plantação de azeitonas, como eu citei neste post. Disseram vagamente que há três locais de extração do azeite, contudo não tive acesso para compra. Pena!
Visitei o cemitério que fica na encosta, vista linda da cidade e bela entrada. Estátua bem simples, comparada às nossas de Furlanetto
Pelos sobrenomes "portugueses", as famílias estão por ali desde a época dos caminhos do ouro. Entretanto há também italianos e "um" oriental que hospedou-se conosco, em visita aos primos.
Minha amiga de pousada. Prima da atriz Isis Valverde, cuja mãe mora ali à esquerda daquela pessoa na rua (A atriz estava lá). Ficamos íntimas, mineiro (de ascendência italiana) é assim. Veja a mãozinha me abraçando sem dó!
Havia duas famílias grandes hospedadas, que vieram rever os parentes. Passam a noite cá e o dia visitando primos. 
Fiquei íntima também da Marlene, arrumadeira da pousada, esse prédio rosa. Esse é o centro, veja a torre da igreja adiante.
Há dois pontos principais de percurso turístico (rural): Matutu à esquerda e Parque Nacional Serra do Papagaio (em implantação) à direita, com o pico do papagaio ao meio. 
Há pouca sinalização, como sempre na região. Pesquisei antes, pois o povo local não liga prá cachoeiras. É difícil encontrar as trilhas sem guia.
Esses azulejos com temas religiosos nas fachadas são característicos. Belos! Sul de Minas não é carnaval, porém Semana Santa,  Corpus Cristi e outras festas religiosas.
Andar a pé no centrinho requer fôlego, é só morro com o belo rio Aiuruoca abaixo.
À noitinha visitamos o museu em homenagem a um médico benemérito. O prédio tombado é adorável é há objetos e fotos de época. Não se cobra entrada.
O filho da recepcionista será médico: passou numa faculdade de São Paulo e noutra no norte de Minas, quase Bahia. Escolheu a mineira porque há conterrâneos lá e cuidarão dele. Esse povo é uma família só!
Encontrei dois desses magníficos oratórios, são típicos de toda a região. Esse prédio é uma das duas escolas que atendem também a população rural.
A cidade é pequenina, porém o município é grande - à moda mineira. Há belas fazendas clássicas.
De dia, muitos carros ficam de vidro aberto e chave no contato. À noite, dormem na rua. A porta da pousada fica sempre destrancada; não adianta bater, chamar, tem que embocar até a cozinha para ser atendido ao chegar.
Descobri porque muitos mineiros não votaram no Aécio: abominam o voto de cabresto, os currais eleitorais, o coronelismo que já imperou por aqui - fazendeiros riquíssimos e agregados paupérrimos.

2 comentários:

  1. ~ Linda paisagem!
    ~ Um "post" muito interessante.

    ~ ~ Amistoso abraço europeu ~ ~

    ResponderExcluir
  2. Sentirei saudade do povo amistoso daquela cidadezinha encravada no coração da nossa amada Mantiqueira.

    Abraço amigo do Brasilzão

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.