28.1.15

Amarantácea

O amaranto está na moda (quinoa também é da família), entretanto o caruru é um primo seu menosprezado ultimamente. Nesta época chuvosa ele abunda quase que espontaneamente.
Eu tenho olho clínico para esses matos: Quando passo em um terreno baldio e vejo umas moitas acenando prá mim, vou logo fazendo amizade. Sou doida por ele desde a infância - e alimento (dos porcos) de infância é sucesso garantido. 
Higienizo, separo folhas e caule, cozinho os caules em vapor e "assusto" parte das folhas em alho e óleo só para dar uma murchadinha; com pitada de sal está pronto. Separo um pouco pro suco verde e o resto das folhas, liquidifico e rego as plantas.
Uso em sopas de feijão, recheio de omeletes ou coloco no prato com arroz, feijão e qualquer proteína,.
Vi neste site uma tabela nutricional onde o caruru possui 538 mg de cálcio por 100 g da verdura. Estou aqui pensando: então não posso consumi-lo com carnes ou ovos... E agora? Sopa sem carne não rola; a omelete enroladinha é tão boa; e arroz com feijão sem uma proteína fica estranho.
É que com tanto cálcio assim, não deve ser ingerido com alimentos quelantes - que pinçam o cálcio e roubam-no. Fazendo seis refeições diárias há como repartir os nutrientes, o "diacho" é o paladar...
Os alimentos ricos em ferro querem passar pela mesma porta que o cálcio ao serem absorvidos, então pode haver perda do cálcio se o ferro for abundante. Na verdade, a perda é mútua.
Excesso de sal, café, chocolate, refrigerante, cereais integrais (ricos em fitato), gordura saturada (manteiga, carne gordurosa)  também diminuem a absorção do cálcio. 
Alimentos ricos em oxalato, como carambola, beterraba, certas folhas escuras tipo espinafre e acelga, dentre outros, são outros quelantes de cálcio. O porém é que o caruru também é rico em oxalato... E agora?
Luz solar moderada e cotidiana, inclusive nos horários de sol a pino (vitamina D) e exercício físico de impacto (caminhada, corrida) são amiguinhos do cálcio, ajudando na sua fixação. O fósforo e sobretudo o magnésio (sal amargo) organizam nosso cálcio, retirando onde há excesso e colocando onde falta.

Passei numa rotatória ao lado da universidade e fiz esta bela recolecção: Um buquê de amaranto caruru.
Veja seu pendão amarantáceo: Daí saem inúmeras sementinhas pretas. O rabisquinho arroxeado nas folhas é característico.
Esses talos carnudos são mais saborosos que brócolis e não agridem a tireoide. Devorei tudinho. Só não dei conta de devorar todas as folhas; parte virou adubo.

8 comentários:

  1. Nossa, que aula você deu Cristina!
    Este povo dusinterior conhece bem dessas coisas, pois eu não sabia nada disso e agora vou ficar de olho pelos matos lá na serra.
    Que alimento rico né?
    Adorei o jeito que você narrou como se faz com a plantinha!
    um super abraço carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alimento rico e orgânico, Alfazema, que já estou cansada de comer veneno...
      Com certeza na serra há muito: caruru, trapoeraba, beldroega, erva de fazendeiro, azedinha...
      Nada contra "asarfácia", mas esses valem mais!

      Abração mateiro

      Excluir
  2. Que beleza Cris, encontrar o Caruru em abundancia.
    Que saudades dele, por aqui nem pensar.
    Eu que fui criado com todas as folhas da horta e mato, morro de saudades delas. Lembro da samambaia das queimadas, o palmito da embauba, do bambu, Maria Gondó, taioba, casanção, bertalha, cerralha, ora pro nobis, umbigo do cacho de banana, etc. São tantas folhas e legumosas que se usa em Minas.
    E voce conhece estas relacionadas ou talvez tem outro nome na sua região.

    Um abração amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tonin!
      Não conheço Maria Gondó, casanção e samambaia das queimadas. O resto é de casa...
      No ano passado, fiz o umbigo de banana - trabalhoso!

      Abração

      Excluir
  3. ~ Será melhor usá-lo com alimentos ricos em ferro: ovo, feijão, ervilhas, ou carne. Para melhor absorção do mineral, as refeições devem terminar com uma tacinha de pequenos cubos de fruta rica em vitamina C ~ laranja, papaia, goiaba, manga, acerola...

    ~ Em vez de "assustares", se branqueares - fervura de 6 mn - perdes um pouco de todos os sais minerais, mas reduzes bastante a quantidade de ácido oxálico. Este processo é antgo, usava-se para retirar o ""amargor"".

    ~ ~ ~ Grande abraço, ~ ~ ~
    .

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, acho que preciso mais do cálcio abundante no caruru, no entanto a planta também contém ferro... E ferro com cálcio não combinam...
    Aferventar as folhas? Será que o cálcio se mantém? É uma boa opção!

    Abração de cá

    ResponderExcluir
  5. ~ Eu quis dizer que não contes com o cálcio dos espinafres, acelgas, beldroegas, rama de beterraba, salsa, caruru e afins. O teor de ferro impede a absorção.

    ~ Para o cálcio, conta com as couves, verdes e brancas, chinesa, de Bruxelas, bróculos e couves-flor. São ricas em vit. C.

    ~ O oxalato diminui a absorção do cálcio e a vit, C, facilita-a.

    ~ ~ ~ Beijos amigos. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  6. Então, que injusto, né? Tanto cálcio bom e o ferro ali atrapalhando... Será que não salva nem um tiquinho?
    Cuidarei para usar só couve duas vezes por semana no suco verde, sem as "colegas" ricas em ácido oxálico. E o pedacinho de limão com casca não falta.
    Abreijos cismados

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.