24.1.15

Aqui...


Resultado de imagem para imagem tranquilidade
Esta foi uma semana rotineira: boa, calma, sem novidades. A novidade é que no meio da semana a temperatura caiu. Caiu! Permaneceu entre 25 e 30 graus na maior parte do tempo... Dormimos feito anjos adolescentes.
No momento, após boa pancada de chuva, beira os 30 graus com sensação de 20 e pouco. Meus pés até estão gelados fresquinhos! Dá vontade de uma bebida quentinha (mas não sou boba e bebi água, muita água).
De resto, tudo vai na mesma: Reeducação alimentar com pequenas ranhuras (estou de férias, afinal); corridas às seis horas (ainda escuro). É, continuo acordando 4 h 30 mesmo nas férias, não sou besta de perder meu tempo dormindo e desmanchar a rotina!
Ao voltar a trabalhar, sentirei falta de seguir com a vida calmamente e principalmente de correr cedinho, pois terei que voltar às corridas noturnas. Nem me lembro da Escola, faço três horas de almoço para assistir "Os Pioneiros, Bonanza e Dra. Quim" no TCM, seriados western antigos. Vou crochetando em simultâneo.
Meu celular que usava como despertador a dez anos, acabou morrendo após longa convalescença. Pobrezinho, parecia ter sete vidas... Agora comprei dois (dois pra garantir) reloginhos da China: um normal; o outro grita para o quarteirão todo em plena madrugada - inviabilizado.
Já chega a barulheira que faço antes das 6h00 com o tal suco verde. Ninguém merece esta vizinha barulhenta  (Fiotão que o diga).
Falando em suco verde, foi barra voltar a ele após os cafés de manhã mineiros, lá de Aiuruoca. Foi barra, porém consegui. Tem quase um ano essa bebida infernal dos deuses... Um dia ei de habituar o paladar, mesmo que leve mais dez anos. É ruim e é bom, me sinto mal sem meu "delicioso" suco verde no desjejum...
Ah, passei na médica cubana: exames perfeitos: hemograma completo, creatinina, ácido úrico, glicemia. Com exceção do colesterol que continua nos 200 a três anos. Caminhei, mudei alimentação, corri, emagreci OITO quilos... Triglicerídeos 80, e o insuportável não desce. 
Ela disse que isoladamente e com estilo de vida saudável não há tanta preocupação, entretanto duas vezes ao ano eu devo monitorar para não subir além disso. Em julho, farei exame detalhado apenas do colesterol. Também fiz papanicolau e aguardo resultado para marcar mamografia com o médico brasileiro (um amor de velhinho). Pronta para mais um ano!

15 comentários:

  1. Oi, Cristina!
    Você pode tomar o suco verde quando voltar da corrida e no lugar tomar chá de hortelã ou chá verde que você pode fazer antes de dormir e deixar em infusão enquanto dorme. Junto com ele pode fazer uma torrada sem farinha e com farelo de aveia, como os adeptos da dieta dukan costumam ingerir.
    Azeite dá saciedade e ajuda a diminuir o colesterol. Não sei se você costuma fazer "refogados" - melhor abandonar esse hábito de "queimar" os temperos. Mas se precisar acrescentar óleo ao cozimento, use o óleo de coco, mas se não achar, use o de girassol.
    O Feijão branco tem uma substância que ajuda a controlar o colesterol. Você pode ingerir pelo menos uma vez por semana. Pode fazer sopa, salada, ou mesmo como o feijão normal. Feijão é ótimo para diabéticos.
    Adotei a balinha de gengibre e cápsulas de Koubo, pelo menos na segunda-feira.
    Uma amiga está tomando extrato de café verde, mas não uso pq já tomo muito café durante o dia :P
    Faz exercícios e toma bastante água, agora é adotar alimentos crus. Nunca bata frutas (vitaminas). Elas quebram e se transformam em açúcar. Batidos somente os legumes e hortaliças.
    Boa sorte!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma!
      Tenho hortelã no quintal, adoro o chá. Vou pesquisar a receita de torrada. Estou cabreira com o azeite, há tantos casos de adulteração, mal armazenamento... tenho usado muito o abacate e um pouco de coco fresco.
      Estou tentando abandonar a "queima" - é cancerígeno, entretanto a força do hábito por vezes me trai. Não achei óleo de coco aqui, vou aderir ao de girassol que há no mercado.
      Adoro sopas com caldo de feijão. Minha amiga me ensinou a caramelizar a gengibre, mas esqueço de fazer. O café, eu dou uma bicadinha de manhã, não ligo muito.
      Verduras cruas são minha meta para o ano - nunca gostei de salada fria. Preciso reeducar o paladar (e sobretudo o cérebro).
      Não sabia sobre as vitaminas de frutas... sabia que os sucos não são tão bons devido ao excesso de frutose. O correto então é usá-las in natura. Então melhor não haver fruta no suco verde. Ao menos a água e corrida continuam meus aliados.

      Fico-lhe grata pela aula! Ainda há tanto o que aprender...
      Beijão apertado desta aluna (que tenta ser aplicada)!

      Excluir
  2. ~ Pensei que ias para fora neste fim de semana!

    ~ Para o colesterol, experimenta a lecitina de soja em cápsulas de 1200/1600 mg nas principais refeições. Deixa de comer sopa de carne ao almoço e come saladas de peixe e camarão, com vegetais crus e cozidos a vapor. (Em bocadinhos, cozem em 10 mn).

    ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei por aqui, a família veio visitar.
      Anotei a dica da lecitina... a anos estou com o colesterol na casa dos 200, preciso reverter.
      Adoro peixes, porém saladas... fico com os legumes ao vapor, entretanto as sopas preciso manter ao menos duas vezes na semana - elas me acalentam.

      Abreijos

      Excluir
    2. ~ É tudo uma questão de hábito.
      ~ Se começares com as saladas, são estas que passarão a acalentar-te, porque revigoram a energia depauperada.
      ~ Carne vermelha, consumo duas vezes por semana e, no verão, fica muito bem em saladas de arroz.
      ~ Obtenho ferro das leguminosas.

      Excluir
    3. A salada está numa de minhas metas para 2015... veremos no que dá.
      Aqui no interior, prefiro o boi ao frango, pois sua vida a pasto aberto é mais saudável. Quando encontro frango caipira é outra história.
      Para mim, a proteína animal tem efeito de sobremesa, de contentamento! Preciso de um tiquinho que seja para finalizar a mastigação, senão parece que falta algo, que não terminei a refeição, mesmo se for um ovo.

      Excluir
  3. Oi, Cristina. Ando sumida, mas agora li tudo e me inteirei da sua rotina, que não perde nem nas férias...rs Eu acordei cedo grande parte da minha vida e agora me dou ao luxo de acordar naturalmente, na hora que o corpo pede. Adquiri o hábito de não dormir cedo e acordar tarde é consequência.
    Não tomo suco verde, ele nada tem de desintoxicante, o nosso organismo se encarrega de se limpar todos os dias, não precisamos recorrer a eles diariamente, apenas eventualmente. Mas se fizer com uma folha peq de couve, algumas gotas de limão, mel, gengibre (bem pouco) e uma fruta não cítrica (já tem o limão), verá que fica bem gostoso. Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucinha, que saudade!
      Sou bicho do mato, acordar cedo é consequência do meio...
      No meu caso, o tal suco espantou com a gastrite que persistia a mais de dez anos. Eu não consigo comer tão cedo e o suco supre a dupla função: alimentar e hidratar.
      Quanto às toxinas, o importante é minimizar sua entrada, indo desde a tintura capilar (que você sabiamente aboliu), até pensamentos e exposição ao meio.

      Adorei sua visita,
      Excelente semana procê também. Beijão.

      Excluir
    2. ~ Sabes que estou totalmente de acordo com a Lúcia.

      ~ Nunca te vais habituar ao sabor, porque não és coelho, nem cabritinha, ou seja, nem roedor, nem ruminante.

      ~ Come uma salada de fruta leve, rica em carotenos, vitamina C e E (abacate) . Acompanha com uma das tuas bolachinhas sem gluten.
      ~ Num calmo momento de intimidade, come devagar e mastiga muito bem.
      ~ Vais rejuvenescer! Garanto.
      ~ E não atormentas o Fiotão dorminhoco. Bjs.

      Excluir
    3. A minha salada está no suco verde, inclusive o abacate, a casca de banana... é só o que consigo tomar de madrugada, outra coisa não desce. Vou levando até enjoar.
      Não é pela desintoxicação. Minha gastrite! Penso nela enquanto "degusto" a salada líquida. Após mais de dez anos já não tenho dor de vacuidade. Creio que fracionar a alimentação em seis refeições também ajudou.
      Minhas bolachinhas contém aveia, fibra de trigo, mas contém um pouco de farinha branca (gluten).
      Talvez eu nunca evolua o suficiente prá abolir totalmente a lactose ou gluten. E pensar que numa época quase aboli o ovo, quando era vilão! Hoje virou mocinho novamente...
      "Fiotão" também pula cedo, para trabalhar; mas não tãââo cedo.

      Beijão, Majo! Continue me aconselhando, que muito já mudei devido a ti! Lembra o mamão do Par?

      Excluir
    4. ~ Vai mastigando pedacinhos de mamão enquanto preparas o teu batido verde... Aos poucos, não os dispensarás e poderás comer a tua nutritiva salada regada com a colherinha de mel. Irás para a escola carregada de energia.
      Comer mel à noite é desperdiçá-la: cuidado com os hidratos de carbono ingeridos antes de ir para a cama.

      ~ Antes da salada, das 4.30 às 6h, tens tempo de beber dois grandes copos de água, morna ou fria. ''Lavar-te-á'' e ''abrirá'' o teu apetite.

      ~ Há na 'interne' receitas de bolachas sem glútem que podem ser preparadas com farinha fina de milho amarelo, amido de milho, amaranto, quinoa, polvilho...

      ~ O intervalo da escola é uma boa altura para fazeres uma refeição dedicada ao cálcio.

      ~ ~ ~ Beijos amigos. ~ ~ ~
      .

      Excluir
    5. O Par já ingere mamão todo dia cedo (sugestão sua), porém eu não consigo mastigar nada a esta hora.
      Não posso me esquecer da água quando chego à cozinha, deve virar uma rotina. Grata por lembrar-me!
      No recreio (9 h 10) ingiro uma banana grande, não há tempo para mais nada; tenho que organizar a sala para o segundo turno.
      A meta para o ano é diminuir o glúten. Por enquanto, faço pães de cenoura (muita cenoura) e aveia. O fubá uso bastante, entretanto pode deixar as receitas ressecadas.
      O reconfortante mel após o jantar... que faço? Gosto do mel puro, na xicrinha de café.

      Beijos aprendentes

      Excluir
    6. ~ ~ Insisto, começa a comer uns bocadinhos e depressa te habituarás. ~ ~ Bj. ~ ~

      Excluir
  4. Anônimo26/1/15

    Olá, Cristina! é sempre muito bom ler seus relatos recheados com muito sabor de vida!
    Muito dinamismo e alegrias no seu retorno às aulas!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise!
      A expectativa com a volta às aulas é sempre grande: fico imaginando as carinhas, as personalidades, a dinâmica grupal.
      Grata pelo apoio,

      Beijão também de cá

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.