11.1.15

Década de 70

Alfazema me fez lembrar de meus 11, 12 anos... estávamos em meados de 1976, vivia na zona rural e estudava na sexta série na cidade
A mãe prestes a ter um bebê temporão. Tínhamos rádio a três anos, todavia ela não deixava usar para não gastar pilha (não havia energia), então eu ia à casa da amiga ouvir músicas.
Cesar Sampaio era meu favorito! Ficava ouvindo aquela doce voz e imaginando sua carinha... esta era minha predileta. Eu era tão ingênua que nem de longe imaginava se tratar de uma prostituta; não havia prostituição na roça... e quanto eu sonhei ser aquela "secretária", ajudar a família, sair da pobreza!
A segunda música era esta. Aqui foi quando eu comecei a notar os meninos, a deixar de brincar vergonhosamente escondida com minha fazenda de vaquinhas de cacos e frasquinhos.
De Roberto Carlos eu adorava esta, muito mais pela belíssima mensagem que pelo cantor, pois nunca fui muito fã. Apesar da vida difícil, eu adorava o campo com sua amplitude a explorar, suas colorações, seu cheiro de relva, suas águas cristalinas. Lá eu era livre e solta.
Chegou 1977 e foi a ponte entre a infância e a vida adulta (não existia adolescência). Passei a trabalhar no segundo semestre; fui morar na cidade com o avô; aquele  bichinho do mato sumiu no arco-íris, entretanto sempre me tutucava lembrando as origens. 
Em 1978 eu já trabalhava dez horas diárias e estudava até 11 horas da noite. Dormia na aula e escutava bronca, ficando roxa de vergonha. Nem sempre tinha companhia para voltar pelas ruas desertas, temerosa. Sorte naquela época não haver tanto perigo.

4 comentários:

  1. .
    ~ ~ ~ Um longo abraço, muito amigo. ~ ~ ~


    Ps ~ De cantores sertanejos, apenas conheço Sérgio Reis da novela Pantanal. Uma pessoa que a Natureza não devia deixar envelhecer.

    ResponderExcluir
  2. Também gosto de Sérgio Reis. Vocês curtiram a novela Pantanal? Retrata uma faceta do Brasil que o exterior geralmente não imagina.

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Adoro seus textos... nostálgicos.

    Mas, olha, eu cliquei nas músicas viu! E tá tudo com link da primeira, da secretária. haha

    Um abraço, bichinho do mato.

    ResponderExcluir
  4. Vou arrumar os links. São músicas de outra época, quando eu morava mesmo no mato.
    O elogio "bichinho do mato" me cabe perfeitamente

    Abraço fraterno

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.