14.1.15

Calorão



Olha, esse janeiro está tão quente, tão atípco, visto que nos outros (exceto o janeiro seco do ano passado), ficava aquela garoa constante por dias, refrescava até a alma. 
E eu não digo sobre o Rio que é praiano, quente por natureza. Não digo sobre o Nordeste. Eu digo aqui do interior, no início da Serra da Mantiqueira (serra que chora na língua indígena - chorava).
Tenho estado até melancólica, viu? A gente chega a se esquecer de que não é assim o ano todo, nem na Terra toda. Dá impressão que o universo não está em expansão e sim sendo sugado aos poucos pelo sol. 
Comer e dormir? Só beber e tomar banho... ganhar a rua é um sacrifício. Domingo à tarde, eu e o Par combinamos de pegar uma estradinha rural com a moto, após 16 h, com intuito de refrescar, espairecer e fazer recolecção de limões por aí.
Nem 17 h... Desistimos. Imposível sair naquele sol escaldante sem necessidade, mesmo sentido roça.
Ao menos não está seco como no ano passado, entretanto temos aquelas pancadas rápidas que escorrem e não encharcam a terra. As nascentes sofrerão novamente no inverno (eu nem lembrava mais dessa palavra).
Só não durmo de janela escancarada em pleno térreo porque acordaria sobressaltada com medo dum doidão pular o altíssimo muro lateral e nos atacar.
Mas como nem tudo no mundo está perdido, a Karine me deu um antidepressivo cavalar nas nádegas. Fique aí sem tomar banho, Ká, fique sem culpa. Tome um satisfatório banhinho de assento, pois sinto inveja, enquanto minha pele fica gasta de tanto me molhar!  
Gente, até escalda-pés ao contrário estou fazendo, com água geladinha e pedras de gelo... tenho até medo de fazer mal como me fazem o ventilador e ar condicionado. Detesto usar apenas trajes íntimos em casa, senão apelaria para a moda.
Neste instante, que se não estivéssemos no horário de verão seria 11 h, já faz 30 graus. A previsão é de 34 para o fim da tarde, como vem ocorrendo sempre.

6 comentários:

  1. Tá demais, né, menina? Não tô suportando. Botar o nariz na rua tá sendo realmente só o essencial. Fora isso...

    Eu tô aqui quase desnuda. Dois pedaços de pano. A casa toda minha no momento, sorte pra mim.

    Boa sorte pra você aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Companheira, janeiro atipco... bem que a Luma me alertou sobre os riscos da próxima década. Não me esqueço da fala dela.
      Esta região, por causa das serras, só ficava bem seca em agosto. Janeiro era um brejo só. Agora cai uma pancada e logo está seco novamente.
      Precisamos mesmo de espaço a mais: fica-se grudenta, de pés inchados.

      Também prá ti. bjs!

      Excluir
  2. Oi, Cristina!
    Senti mais calor no final do ano, agora parece que amenizou um pouco. Infelizmente por aqui temos que ligar o ar condicionado, senão os miolos ficam cozidos.
    A diferença que senti do ano passado para cá é que agora falam mais em sensação térmica que por aqui chegou a 57ºC.
    :)
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma!
      Aqui só tinha ar condicionado nos bancos e grandes lojas, mas já é um caso a se pensar.
      Até 31ºC eu levo na boa, entretanto nas tardes tem chegado a 34. Sensação térmica de 57ºC deveria ser decretado feriado! Bem que cê avisou sobre a década seca...

      Boa semana também, beijitos

      Excluir
  3. ~ E os meus amigos cariocas a insistirem para eu ir!! 57º, Nossa!!

    ~ Nós só temos mais de 40º, quando temos vagas de calor vindas do centro da Europa. Felizmente são raras, mas horríveis, porque pouco arrefece de noite. Lembro-me duma em que só adormecia depois das 4h da manhã.

    ~ A que horas estás a fazer a corrida?

    ~ Tens de pensar no ar condicionado para o quarto...

    ~ ~ ~ Abraços de frescura!!; )) ~ ~ ~
    .

    ResponderExcluir
  4. 57º é a sensação térmica, entretanto no Rio chega a mais de 40º.
    Aqui estamos em 34, 36 e com ar abafado. Um desgaste!

    Nesta noite choveu fininho e agora estamos com deliciosos 25º e céu levemente nublado.

    Abraços também frescos

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.