11.1.15

Combinações alimentares catastróficas


Nesses textos nutricionais, meu objetivo principal é de aprender, apreender conteúdos. Vale também a troca de ideias com leitores para a potencialização dos avanços.
Depois que resolvi me preocupar de verdade com os alimentos, tentando compreender as combinações, nutrientes principais, antinutrientes, prós e contras, perdi o sossego nunca mais olhei para o prato com a mesma ingenuidade.
Ser ignorante nos faz mesmo mais felizes, visto que quando nos embrenhamos nesta viela dos alimentos saudáveis nos deparamos com cada conflito!
E eu ia imaginar que leite com café, leite com chocolate, espinafre ao molho branco seriam combinações perigosas? Aliás, o próprio leite passou de santo a demônio nos últimos tempos. 
Café, chocolate (ferro) e oxalato (do espinafre) roubam o cálcio dos laticínios. Melhor arranjo é vitamina de leite com fruta. Melhor ainda: queijo ou iogurte, que já trazem a complicada lactose quebrada.
E queijo com presunto, não pareciam o par perfeito? Divorcie-os. Juntos, eles dificultam a absorção tanto do ferro quanto do cálcio. Quantos pratos e sanduíches já comi com essa dupla... 
O ideal é ingerir o queijo (cálcio) numa refeição e a carne (rica em ferro), noutra. Ferro e cálcio brigam feio. Aqueles pratos ricos em presunto com muçarela devem ser repensados.
Líquidos junto às refeições, sobretudo café, chocolate, chás e refrigerantes: A cafeína deles e o açúcar simples afetam a digestão. Devemos esperar uma hora ou tomar meia hora antes.
Mais de uma variedade de carne no mesmo prato, aliado à leguminosa: O excesso de amônia (tóxica) causa flatulências. O ideal é um só tipo de carne por vez.
Álcool com alimentos gordos: O ideal é ingerir um copo d'água entre cada bebida, evitando desidratação e amenizando a quantia. Aliado às calorias, o álcool propicia acúmulo rápido de gordura pela lentidão metabólica causada por ele.
Lembrando: um grama de álcool puro contém cerca de sete calorias vazias. Bebida alcoólica engorda muito - uma garrafa de vinho contém cerca de 650 calorias!
Caldos industrializados (de carne, realçadores de sabor) adicionados a refeições saudáveis: O glutamato monossódico por si só é altamente tóxico, sem contar o excesso de sódio e outras químicas que sabotarão o prato.
Mais de um carboidrato na mesma refeição aliados a doces: Absorvidos apenas no intestino, os doces dificultam a digestão do amido (sobretudo em excesso), prejudicando a digestão.
Os solanáceos, como já citei bastante, também não devem estar no mesmo prato (mais de um - tipo tomate com batata), evitando potencializar processos inflamatórios.
Alimentos com oxalato, como já citado acima, também devem ficar longe do cálcio. Nem pense em creme de beterraba para sobremesa. Entretanto, com solanáceos fazem sinergia.
Certos antibióticos e medicamentos suplementos de ferro não devem ser ingeridos com laticínios ou alimentos gordurosos.
Isso é só o começo... A dica é: Se uma refeição causou azia, má digestão, flatulências e outros, é sinal que houve má combinação.

8 comentários:

  1. Post interessantíssimo! (Tanto que escreveria em caixa alta. Mas ficou muito gritante.)

    Como você disse, a ignorância é mesmo uma bênção! Tava conversando disso esses dias, mas não em relação aos alimentos, e sim à ser um pensador, questionador das ações de senso comum da sociedade opressora e machista.

    Adorei seu texto, Companheira! Muito bom!
    Feliz ano novo ♥

    ResponderExcluir
  2. É, Companheira, aquelas senhorinhas analfabetas lá da roça que tinham um mundinho microscópio não se preocupavam nem mesmo com o futuro dos filhos...
    Entretanto, depois que nos embrenhamos nos meandros do conhecimento, despencamos num abismo onde cada vez descobrimos que sabemos menos!

    Grata pelo apoio; um ano determinado para todas nós!

    ResponderExcluir
  3. ~ Complicámos demais a culinária... A globalização permitiu a aquisição de receitas dos pratos mais saborosos do mundo, quase sempre, os menos saudáveis...
    ~ Ainda estamos muito agarrados a receitas tradicionais do tempo em que se conservava a carne pela salga, secagem e fumagem. Nesse tempo, a vida era outra: trabalhava-se ao ar livre e andava-se a pé...
    ~ Comemos demasiada carne poluída por agrotóxicos, remédios e hormonas.

    ~ O segredo é regressar à alimentação simples, baseada em produtos muito frescos, em refeições preparadas na hora, sempre que possível.
    ~ Conservar alimentos no congelador, mesmo restos para integrar numa sopa. Restos conservados na geladeira são lixo, comida morta que perdeu a sua carga de protões.
    ~ Salada de vegetais crus ao almoço e cozidos ao vapor ou sopa ao jantar. Fruta 3o mn antes das principais refeições. Mais peixe e frutos do mar do que carne, ovos bio com moderação. Leguminosas em vez de carne.
    ~ Copos de 150 ml de bom vinho tinto, 1 para damas, 2 para homens. Só no caso de não haver anemia.(*IPC)
    ~ Como sobremesas, um pouco de fruta rica em vitamina C após as refeições de carne e cremes de leite só e apenas, após as de peixe.

    ~ Guardemos carne gorda, fritos, molhos de nata e queijo, todo o tipo de guloseimas e bolos para os dias de festa, como assumidas transgressões.

    ~ ~ ~ Da Europa, caloroso abraço gelado. ~ ~ ~
    .
    ~ * I P C - Recomendações do Instituto Portug. de Cardiologia.
    .

    ResponderExcluir
  4. Protões são os prótons! Eu faço uso do congelador, pois aqui somos dois a comer e sempre sobra... Também acabo aproveitando a praticidade do micro-ondas (ainda). Estou evoluindo aos pouquinhos.
    Abusamos da feira livre e fruta é muito barato / variado.
    Vinho não temos o hábito nesse calorão, e peixe ampliei o consumo: vem de longe, congelado. Na infância, meu pai pescava sempre dois bagres deliciosos, para quatro pessoas.
    Nesse calorão terrível, consumo as sopas ao almoço, que é fresquinho.
    À noitinha, manga, banana, laranja, abacaxi, batata doce ou canjica, ou bolo de fubá, ou sardinha grelhada, ou pão caseiro com queijo frescal, ou iogurte - congelado, apesar de errado. E no fim, a colherinha de mel para acariciar.

    Então leite combina com peixe? Como é isso, Majo? Ainda estou me alfabetizando quanto às combinações.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. .
    ~ Não posso dizer que leite combina com peixe, pois o peixe e frutos do mar também possuem algum ferro, com exceção do atum e camarão que possuem um teor muito apreciável, sendo assim, pessoas com anemia ferropénica, devem acompanhá-lo com uma boa salada, sem este género de sobremesa.

    ~ A sobremesa de leite reduz drasticamente a percentagem de ferro que deveria ser absorvida e constitui um erro crasso, frequentemente praticado nas cantinas escolares.

    ~ Por este motivo, é aceitável confecionar um molho de leite ou iogurte para o peixe.
    ~ Confecionar carne com natas ou queijo é um desatino, também pela quantidade de gordura saturada, próprio de dias do disparate. (Um hábito quotidiano nos "States").

    ~ Sobremesa para pratos de carne e leguminosas, deveria ser obrigatória uma pequena quantidade dum simples mix de frutas ricas em vitamina C, tacinhas de salada ou de creme de mamão, manga, goiaba processados na hora, enfeitados com quivi ou estrelas de carambola. Molho de morango fica sempre bem.

    ~ A refeição de peixe "pede" sempre sobremesa, pelo que, uma pessoa saudável pode comer um creme de leite, no entanto, bolo ou pudim com ovos, sem leite, é mais recomendado para pessoas fracas.


    ~ Em relação ao vinho, não é 150 ml de vinho, um copinho de iogurte, que faz calor a alguém!
    ~ Tem uma vantagem: apreciadores de vinho à refeição, perdem o vício da cerveja tão maléfica para coração e fígado!
    ~ Faz maravilhas pelo equilíbrio do colesterol e limpeza dos vasos sanguíneos.

    ~ Os compostos fenólicos presentes nos alimentos. são antioxidantes muito saudáveis, no entanto, reduzem a quantidade de ferro por quelação.
    ~ Na convalescença de anemia, não devem ser consumidos ás principais refeições: vinho, cerveja vinagre, azeite, chá verde, chá de hibisco, café. cacau, chocolate, mate, frutas e legumes ricos em antocianinas (vermelhos e roxos), nozes e amendoins.

    ~ ~ Nunca mais parava-- defeito profissional!!

    ~ ~ A chuva chegou, estamos com tempestade... Ventania forte...

    ~ ~ ~ ~ Beijos amigos, tempestuosos. ~ ~ ~ ~
    .

    ResponderExcluir
  6. Hum! Então um copinho de vinho aminiza o hábito da cerveja? Vou pensar seriamente nisso!
    Alguém aqui em casa estava tão triste sábado por ter ficado a semana toda longe dela... A médica cubada mandou parar por três meses.
    Quem sabe em abril ele muda para o vinho?

    Já estou revendo o strogonoff: tão prático, gostoso e que rende bastante. Será só para dias especiais. No cotidiano, fica a carne com molho de tomates (bem maduros).

    Beijos num verão preocupadamente seco

    ResponderExcluir
  7. ~ Adoro Strogonoff, só me atrevo a prepará-lo com peito de peru e natas frescas, mas só em dias de festa.

    ~ Já os bifes com cogumelos ficam bem com natas de soja,,,

    ~ ~ O sol voltou e o nosso Inverno também está muito pouco molhado, logo, muito frio.

    ~ ~ ~ Abraço refrescante. ~ ~ ~
    .

    ResponderExcluir
  8. Por cá, não temos muito hábito de cogumelos.
    Curta seu frio!

    Abreijos

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.