7.1.15

Crise

Resultado de imagem para imagens bandeira estado de sao paulo
Em novembro, a Kelly atualizou seu blog e de lá para cá fiquei com um grilo. Fui analisando minha região. O interior de São Paulo era considerado uma das ilhas de primeiro mundo dentro do Brasil, porém ultimamente a situação preocupa. 
Ela cita o desemprego crescente na Noruega. Nesta primeira semana de trabalho do ano, já temos dispensas das maiores empresas aqui mesmo no Município, onde a décadas a situação esteve estabilizada.
Aqui na oficina estamos com muito serviço, analisando a contratação de mais um colaborador (para antiontem), entretanto vamos aguardar o desenrolar da crise até fim de janeiro.
Ela fala do declínio numa petrolífera estatal, e não podemos deixar de gerar analogia à crise da Petrobras, que parece mais profunda que o próprio pré-sal. Obviamente não são apenas a Petrobras e o resultado das eleições que mexem na economia brasileira, respingando aqui no interior de São Paulo. Creio eu que aquela recessão de 2008 estava em câmera lenta pelo mundo e agora desembestou...
Ela cita a migração de pessoal não qualificado para o País dela, o que aqui acontece internamente com pessoas de outros estados. Inclusive há uma briga social devido ao fato de que eles pegam casas populares mais facilmente que os locais e trazem mais e mais familiares, vizinhos, conhecidos - isso vai gerando um preconceito / aversão / rixa.
Ela cita assaltos e golpes envolvendo esse público. Aqui também aumentou demais nesta década, inclusive com casos de assalto à mão armada no comércio (até à luz do dia), coisa que não existia. Nossa população acusa filhos de forasteiros (inclusive nordestinos) que cresceram ao léu e caíram nas drogas. Há também moradores da região circundante atacando aqui.
Eu e minha família nunca sofremos assalto, entretanto estamos temerosos com certo prenúncio no ar. Eu deixava minha moto na rua em frente à escola. Parei. Fiz chave e guardo-a no quintal da escola depois que uma gangue de adolescentes drogados montaram um desmanche no mato. 
O portão da rua aqui de casa fica trancado a anos... Morro de medo que alguém pule o muro (alto) e leve tudo; estou até pensando em cerca elétrica.
Ela também cita a falta de mão de obra na saúde e educação. Igualzinho a nós em relação a médicos (que estudam em universidade pública e rejeitam o SUS) e sobretudo professores especialistas (matemática, química, física).
Os professores em  geral que atuam na última etapa do ensino fundamental (sexto ao nono ano) não conseguem trabalhar, pois os alunos simplesmente os ignoram em sala de aula.

Algo que ocorreu exatamente a nosso oposto, foi o NÃO da Noruega em relação às olimpíadas de inverno, devido principalmente ao custo financeiro.
Gente, se a Noruega: um dos países mais ricos do mundo, se preocupa com gastança... Ah, não dá para falar nada do Brasil!
Depois das manifestações e vexame em relação à Copa, muito me preocupa a proximidade das Olimpíadas de 2016.

Aqui na região há uma gastança desenfreada a décadas. Desde artigos pessoais e domésticos a carro zero com pagamento a perder de vista, até alimentação. Numa lanchonete, vê-se a metade dos alimentos e bebidas abandonados nos pratos.
Famílias que vivem de aluguel pagam escola particular para filho pequeno em vez de poupar para compra de imóvel, sendo que até 5º ano, a escola pública é boa.
Crianças filhas únicas exigem telefones celulares de última geração e festas de aniversário gigantescas. Um dia o efeito cascata surge, sem contar que na vida adulta essas crianças não se contentarão com salário minguado.

4 comentários:

  1. Oi, Cristina!
    Esse viver de aparências é bem a cara do nosso governo. O que vender lá fora não condiz com o que acontece aqui dentro. O jovem está desiludido e sem perspectiva de vida, caem nas drogas. O consumo delas tem aumentado muito. Quando saio de casa para dar uma caminhada com meu cão, vejo muito deles fumando maconha e crack, cheirando cola... sem a preocupação que alguém esteja vendo ou mesmo que denunciem para a polícia. Noutro dia, a patrulha passou ao lado e nada fez. Às vezes fico com medo de sair e dependendo da hora não vou. Já me alertaram sobre a possibilidade de roubarem o meu cão e venderem por qualquer dinheirinho para a droga.
    Estou vendo os novos governantes cortando gastos, porque as administrações anteriores deixaram rombos, o que também aconteceu no governo federal que gastou demais no ano que passou. Imagino que não foi com a educação... Depois do slogan repetido da presidenta quanto à essa questão, nessa semana foram cortados 7 bilhões de verba para a educação. Os professores que se cuidem!
    Sei que os EUA retorna como potência mundial, pois rapidinho soube administrar a sua crise. E vem como maior produtor de petróleo do mundo.
    Não sei se o Brasil consegue sair da crise rápido com tantos problemas estruturais que tem. Mas ainda é cedo para saber como será o governo. Parece que a Dilma já quer mudar o ministério...
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luma, como vai?
    Adoro seus comentários inteligentes!

    As drogas me apavoram: tenho ex-alunos que passam o dia "alongados" no mato. A droga assumiu todo o espaço de suas vidas; família, trabalho, namorada, alimentação... Nada! Eles furtam qualquer coisa em prol da sua "deusa".
    Será que os governantes e a polícia não conseguem minguar essa fonte "hemorrágica"?

    Com as olimpíadas se aproximando, verbas essenciais vão sendo tiradas... Segurança (incluindo moradia), educação e saúde estão acima de qualquer outra primazia. O Brasil precisa ser mais "pé no chão" e priorizar o prioritário.

    Os americanos estão assoprando a crise para baixo... Temo que não consigamos administrá-la a contento. Preciso ser otimista e acreditar que haverá governabilidade suficiente.

    Beijões para você também!

    ResponderExcluir
  3. ~ Desconhecia a crise que se vive na Noruega.
    ~ Uma grande preocupação para nós...
    ~ ~ Beijos. ~ ~

    ResponderExcluir
  4. Pelo visto o mundo todo encontra-se desarranjado... se nem o país com o maior IDH do Planeta escapou!

    Beijitos preocupados também

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.