28.1.15

Escolhas profissionais difíceis



Quando alguém chega em uma encruzilhada profissional e se vê na iminência de tomar uma decisão que afeta seu futuro, a agonia, espectativa e esperanças são grandes.
Quem não conhece aquele maravilhoso vendedor que virou chefe e caiu em desgraça? aquela moça que mudou de área e hoje lamenta? Aquele senhor que buscou um emprego melhor e foi demitido meses depois?
A vida profissional é mesmo um jogo, e se passamos a vez sem tentar a sorte, ficamos remoendo a culpa por décadas. Nunca saberemos o desfecho...
Uma colega e amiga me ligou atarantada por ter sido convidada para um cargo: Vice-diretora na outra escola onde atua. 
Contras: Deve exonerar-se de um dos dois cargos de professora. Gravíssimo? Não deixa de ser, pois seriam duas aposentadorias independentes, em regime estatutário (integrais). Professores de escolas públicas não pertencem ao regime comum INSS.
Se algo não der certo, ela volta à sala de aula em apenas um cargo, tendo a renda diminuída. Nunca mais terá acesso ao cargo de professor em educação infantil.

Prós: Está chegando aos 40 anos, não tem filhos, o marido tem bom emprego e ambos fizeram "pé de meia". A mãe dela é bem idosa (minha vizinha) e requer mais tempo livre da filha. 
Ela já está cansada de trabalhar exaustivamente, levar consigo para casa "duas escolas" todo final de semana e esta possibilidade lhe permite focar em um só trabalho, num único turno de 40 horas, sem levar serviço prá casa. 
Ela atualmente trabalha das 7 `as 17 h 00, com uma hora de almoço. À noite tem dois dias de reuniões, cursos em dobro, preparação de aulas para infantil e fundamental, dois segmentos bem diferentes.
Se o cargo não vingar e ela voltar como professora, terá mais tempo livre e carregará consigo uma comissão ($) pelo tempo em que atuou na vice direção. A experiência sempre será válida, mesmo que seja para "desencanar" da possibilidade.
O cargo de vice se ancora no diretor, um amparo. O salário é maior que coordenador pedagógico e essa amiga tem perfil para seguir a trilha da diretora, executando suas ordens com mansidão.

Conselho? Pedi que consulte nosso Instituto de Previdência (da Prefeitura) e se intere sobre as perdas relacionadas à exoneração, assim como da possibilidade de guardar esse tempo de serviço para uma possível aposentadoria pelo INSS (salário mínimo), pagando uma parte como professora particular no futuro (ela pode dar algumas aulas de reforço escolar).
Também contei minha trajetória - sucessos e frustrações - do tempo em que atuei em cargo parecido, enfatizando que foi uma grande experiência e os motivos que me levaram à desistência. 
Orientei também que ouça o marido, e caso decida pela mudança, se espelhe em uma profissional amiga em comum, pois possuem perfis parecidos.
A decisão é sempre da pessoa, contudo quanto mais opiniões forem ouvidas, mais linha haverá para tecer a teia e decidir conscientemente. Agir por impulso pode ser catastrófico.

2 comentários:

  1. ~ Já começaste o ano letivo?

    ~ ~ ~ ~ Beijos gelados. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  2. Estamos de vento em popa! Uma criançadinha linda e esperta... haja energia! Mas logo chega o carnaval e paramos novamente uns dias - tempo de adiantar a papelada escolar.

    Beijão com clima ameno, enfim!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.