11.1.15

Refeição-coringa

O badalado "Cheat Meal" consiste numa única refeição periódica (geralmente semanal) bem calórica, focada nos carboidratos de baixa complexidade (evitando gorduras e excesso de proteínas), sem exagerar na quantidade.
Uma macarronada, pizza, lasanha, sanduíche "tudo", risoto, feijoada leve e completa, panquecas, polenta, nhoque e outros pratos com batatas. Acompanha uma porção controlada da sobremesa  favorita.
Esta refeição pode ocorrer em qualquer dia e horário da semana, já caprichando no social e servindo de válvula de escape. Pode ser aquele evento de sexta à noite, o casamento no sábado, um almoço domingueiro com a família... desde que não exceda um episódio semanal para não fugir ao controle. É fundamental escolher apenas um evento social para a refeição-festa.
Mas por que?
Aparentemente, quando restringimos calorias por longos períodos, pode desencadear uma diminuição do gasto calórico: O metabolismo estaciona (o cérebro pensa que estamos passando fome, vivendo num deserto) e paramos de emagrecer.
O hormônio Leptina é fabricado em nosso tecido gordo. Quando estamos sem alimento suficiente (literalmente ou em dieta), ela é inibida. Assim que seus níveis caem, o cérebro "lê" que precisa diminuir o metabolismo - economizar nesses dias de "escassez". 
Segundo a lógica, após um tempo perdendo peso, se fizermos uma única "refeição truque" (calórica) por semana, a leptina dá recado ao cérebro de que a escassez acabou e ele reacelera o metabolismo. Ela regula a homeostase energética
Uma boa caminhada de manhã ou ao final da tarde equilibra esse descompasso alimentar e potencializa o efeito benéfico, devido à resistência à insulina nas 24 h posteriores. Os glicogênios vão abastecer os músculos e dar boa disposição para exercícios pós "jacada".
Esta técnica exige muita disciplina, foco e cuidado. Um prato carregado em toxinas pode minar nosso propósito, colaborando até mesmo com um estresse oxidativo.
Quem ainda não está na fase de manutenção deve ter cuidados redobados ao introduzir uma refeição-bagunça. A vantagem é o choque / reativação no metabolismo para que acione a marcha a ré; a desvantagem é o risco de subir o ponteiro da balança.
Creio que nem todos precisam ou conseguem adquirir esta prática. Há o risco de exagerar ou desencadear maus hábitos. Aqueles metabolismos que continuam queimando, mesmo que diminuidamente, também não devem trocar o certo pelo duvidoso.
Quem pode contar com um Nutri deve pedir melhores orientações antes de se aventurar. E lembremos: é uma única refeição, não o final de semana todo "de lixo", pois o sentimento de culpa pode ser um efeito colateral terrível!
O objetivo social é interagir com o grupo de convívio; o objetivo psicológico é saciar a gula e o objetivo físico / metabólico é reativar a leptina, mostrando que há combustível de sobra no tanque. Reflita...
Imagem

4 comentários:

  1. ~ Dispenso... Aliás, não preciso.

    ~ O segredo é fazer refeições saudáveis saborosas e muito frescas, variar muito os alimentos, não descurar sobremesas agradáveis adoçadas com um pouco de mel ou açucar escuro organico.

    ~ ~ Beijo. ~ ~
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o ano passado, eu nunca havia ouvido falar nisso...
      No meu caso que estou em manuntenção, pego um pedaço de pizza ou feijoada, entretanto sem abuso.
      Macarrão é raro, não gosto muito, nem de hamburguer. Fritura só em festas.
      Meu grande pecado está nos doces, sobretudo os crocantes, mastigáveis. Tento ficar longe...

      Bjs de cá também

      Excluir
  2. E quer mais lixo que o sentimento de culpa? É esse equilíbrio que a gente precisa achar... o controle! E é difícil, viu...

    Mas eu super concordo com a tática do Cheat Meal. (Meal, não Day. Já adaptaram pra DIA lixo aqui no nosso Brasil... eta)

    Beijos, Cris!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso, se houver estacionamento, é mesmo uma tática a se estudar. Eu nem imaginava que existisse esta possibilidade e também não sabia que o metabolismo estaciona, se adaptando à "escassez".
      Quando já estamos em manutenção, não há necessidade, entretanto no início da R.A. vem o desejo por certos lixos...
      Nesta virada de ano eu me dei ao "lixo" de consumir uma caixa de bombons, uma unidade ao dia - agora saciada, só no ano que vem. Além de tudo, prende o intestino.

      Beijos companheiros procê

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.