12.1.15

Toxinas

Resultado de imagem para imagem veneno
Lembrando que este texto é sobretudo para meu estudo próprio e para troca de ideias com vocês. Se queremos uma informação mais científica, respaldada, devemos procurar nos sites de universidades ou com profissionais da área.
A moda das práticas detox, com ênfase nos sucos verdes, tem levado muita gente a entrar na onda sem a menor noção do que seja antioxidante, radicais livres, radiação, poluente. Nem se compreende poluição como sinônimo de toxina.
Por exemplo: um filme de terror, video game ou reportagem de criminalidade podem induzir pensamentos poluídos, negativos, que fazem o organismo aumentar desnecessariamente o cortisol e outros hormônios, intoxicando as pessoas que são mais frágeis neste quesito. 
Decorrem doenças como gastrite (no meu caso) enxaqueca, respiratórias, urticária, colite, metabólicas. E com a idade, o acúmulo aumenta, sobrecarregando células, tecidos e órgãos.
O mais fácil de sujar e também de limpar é sempre o sangue, seguido pela pele, órgãos internos (nossos miúdos) - rins, fígado, basso, pâncreas, testículos / ovário. O último a ser contaminado e muito mais difícil de ser limpo é o cérebro.
A pele é uma peneirinha que aspira poluição do ar, da água e de produtos passados nela (hidratantes). O desodorante, quanto mais forte, mais perigoso. Se for também antitranspirante, deve conter alumínio disfarçado de alguma sigla. O acúmulo desse metal causa demência.
Companheira me ensinou a usar leite de magnésia como desodorante. Aderi. E de quebra recebo um suprimento de magnésio, que é sempre bem vindo.
Na adolescência eu e as amigas usávamos pomada de cânfora (minâncora) com bom resultado contra odor. A transpiração é benéfica e necessária - absurdo essa cultura artificial da axila seca num país tropical como o nosso.
Nos produtos de higiene e beleza, quanto mais aroma, cremosidade, cor, espuma, mais tóxicos. Devemos optar pelos mais neutros, ralos e fraquinhos. Por vezes, o mais barato chega a ser melhor (no sentido de menos tóxico).
Creme dental com muito flúor é mais maléfico que benéfico, pois este é uma toxina potente.
Na alimentação, há glutamato monossódico - realçador de sabor altamente tóxico - em praticamente todo produto industrializado, salgados, doces e até ervas tidas por naturais.
Os agrotoxicos ou "revolução química", além de contaminar solo, água e trabalhador, no consumidor causam doenças físicas, aumento de estresse, desordem de conduta (aumento de casos de autismo, transtorno bipolar). São produtos caros que beneficiam empresas multinacionais.
Os aditivos: Conservantes, espessantes, corantes e tanto mais, são grandes vilões. Industrializados cheios de nitrito, como embutidos e enlatados também são perigosos. Sem contar que animais para abate levam vida estressante, e assim como leite e ovos são cheios de hormônios.
O glúten é uma toxina em forma de cola que gruda na parede intestinal, dificultando a absorção de nutrientes e levando a inflamação. As farinhas de trigo, mesmo integrais, não são tão integrais assim.
Vale acrescentar às receitas mais fibras de trigo, outros carboidratos (pãezinhos de baroa, cenoura) e diminuir o consumo. Se lermos atentamente o rótulo de um pão integral veremos o excesso de lixo na receita.
A lactose necessita de uma enzima produzida no estômago para ser quebrada. Na adolescência passamos a diminuir essa produção, deixando-nos menos tolerantes ao leite. As opções estão nos outros laticíneos, por terem a lactose já dissolvida.
A gordura trans, se aparecer na quantidade menor que 2% por unidade, não precisa constar no rótulo. Acontece que se uma criança comer um pacote de bolacha recheada e não uma unidade, consumira muita gordura trans...
Certos adoçantes são toxinas cumulativas no organismo. Melhor consumir açúcar mascavo, mel, melado ou cristal / demerara em pouca quantidade. Sem contar que há muito açúcar nos industrializados salgados e muito sal nos doces, e muita gordura em ambos para aumentar o prazo de validade.
Peito de peru, bolachinha água e sal, requeijão parecem tão inocentes,,, Temperança e moderação nos permitirá usufruir sem nos intoxicar tanto. A feira livre deve ser nosso ponto principal de consumo e a culinária prática nosso lazer.
Um banho ou escalda-pés semanal de sal amargo (condimento - baratinho), desintoxica o organismo por osmose reversa (suga toxinas), sendo a pele peneirinha. Para quem não tem problema estomacal ou intestinal, uma pitada diária de magnésio via oral (de farmácia) também é benéfico.

6 comentários:

  1. ~ São muitas as toxinas, pelo que, sempre que possível, devemos evitar alimentos conservados.

    ~ Nunca comi mandioca e por estes dias. tenho andado bisbillhotando na net, receitas, pois a filha começou uma dieta sem glúten.
    ~ Agora já sei descascá-la e como se deve proceder para retirar o cianeto, Os europeus temem muito o cianeto e preferem rejeitá-la.

    ~ Vi receitas de vaca atolada e rabada. Nossa! (Como dizeis....)
    ~ Nossa!

    ~ Se quiseres partilhar receitas de bolo e crepes de fubá e de mandioca ou outras boas receitas, também de tapioca e inhames.
    ~ Divulgar estas receitas, é fazer algo pela economia do Brasil, já que importamos os produtos daí.

    ~ ~ ~ Abraço friorento, mas amigo. ~ ~ ~
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa cultura meio indígena digere bem a mandioca; considerada o pão dos pobres, nosso carboidrato principal em tempos antigos.
      Todo mundo que vivia na zona rural tinha sua rocinha e até hoje a farinha de mandioca alimenta sobretudo a população do Nordeste, castigada pelas constantes secas.
      Na infância, a gente comia (cozida só em água) no desjejum com leite e um pouquinho de açúcar ou simplesmente segurava um pedaço numa mão e a canequinha de café na outra.
      No almoço, comia-se frita, com arroz, feijão e salada. Ao jantar, ia na sopa.
      A baroa, a gente plantava nas leiras do cafezal - Nossa, que delícia!
      Não tenho mão muito boa prá receitas, entretanto pratico a culinária prática. Com fubá, há a polenta: "facin" e gostosa. A tapioca hoje vem semipronta, tipo pão de queijo. O inhame eu uso na sopa ou com carnes.
      Comemos muito milho cosido nesta época do ano e pinhões em abril. A abóbora madura é um carboidrato que não pode faltar, doce ou salgada.
      A canjica de milho, com um poiquinho de acúcar e leite, é integrante da merenda escolar e a canjiquinha (miúda e salgada) é feita com linguiça e servida com couve refogada. .

      Abreijos calorentos

      Excluir
  2. ~ Não faço ideia do que é batata baroa, pois não se cultiva por cá, provavelmente, não se adapta ao clima. Por ser perecível como as cenouras, não é exportada.

    ~ "Desataram" a dizer que a abóbora é um carboidrato. não percebo a razão!!
    ~ Vejamos os valores de carboidratos e calorias, por 100g,

    ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~CH~ ~ ~ ~ ~C ~

    ~ Abóbora - - 6 ~ ~ ~ ~ 32 ~
    ~ Cenoura - 10 ~ ~ ~ ~ .42 ~
    ~ Chuchu - -10 ~ ~ ~ ~ -54 ~
    ~Beterraba~ 9,5 ~ ~ ~ ~45 ~


    ~ ~ ~ Com amido. ~ ~ ~

    ~ Batata - - -,- 17 ~ ~ ~ ~ 80 c
    ~ "" doce - - .28,6 ~ ~ ~ 132
    ~ Inhame ~ ~ .28 ~ ~ ~ ~118
    ~ Mandioca - 32,8 ~ ~ ~ 140
    ~~ Arroz - - - .31 ~ ~ ~ ~138
    ~Milho v, - - - 19 ~ ~ ~ ~ ~85 ~verde

    ~ As frutas possuem bastante teor pela frutose.

    ~ ~ ~ Banana ~ ~ ~ 23
    ~ ~ ~ .Maçã - ~ ~ ~ 14
    ~ ~ ~ Mamão ~ ~ ~ 11
    ~ ~ ~ Goiaba ~ ~ ~ 12
    ~ ~ ~ Laranja ~ ~ ~ 10


    ~ Então, diz as quantidades da tua polenta e como preparas o inhame.
    ~ Gosto muito de milho fresco. leitoso. de maçaroca.
    ~ Adoraria provar a vossa canjica. ll: ))
    ~ Envia por "e,mail" uma dose generosa.

    ~ ~ Abraços refrescantes europeus. ~ ~
    .

    ResponderExcluir
  3. A baroa é também chamada de mandioquinha salsa, perecível sim - ela mela.
    A abobrinha (verde) é legume; madura ela se torna um carboidrato complexo. Sua composição muda: ela se torna massuda, encorpada e doce.
    Devido à frutose, é bem melhor ingerirmos a fruta (rica em fibras) in natura, em vez de apenas tomar o suco.
    Na polenta (de panela de pressão) eu costumo usar um litro e meio de água para 250 gr de fubá (+ ou -).
    O inhame eu cozinho em água e sal, depois adiciono aos preparos (sopas, carnes, saladas de legumes). Um inhame pequeno rende vários cubinhos.
    A canjica, com pouquíssimo açúcar e pouco leite, serve de lanche. Vario o sabor com canela, coco, amendoim, raspas de limão ou erva doce. Vario também o milho branco e amarelo para não enjoar.

    Boa sorte com a substituição ao gluten! Após a 2ª guerra, o Brasil ficou muito tempo sem a farinha. Usava-se além desses carboidratos, pão de queijo ou biscoitão, broinhas de fubá e bolachinhas com araruta - delícia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. ~ Ah!! Está bem, está! Já aprendi! Quando metes uma coisa na cabeça, ninguém a tira!! E a minha pachorra!!

    ~ Não há alimentos classificados em caboidratos, mas sim, ricos ou pobres em carboidratos.

    ~ As abóboras são dos frutos que menos carboidratos possuem, devido ao teor baixo de frutose.

    ~ Não possuem mais nenhum carboidrato ou glícido: nem simples - açucar - nem complexo - amido!!!

    ~ Se tivesse amido, o seu teor de calorias era muito superior.

    ~ ~ ~ Beijos e abraços amigos. ~ ~ ~
    .

    ResponderExcluir
  5. Sou turrona mesmo, entretanto ela madura é bem diferente da abobrinha verde. Para nós, entra no grupo dos carboidratos.
    Amo abóbora madura, tanto salgada quanto doce. Há um prato muito usado chamado kibebe, que aceita diversas variações.
    Na infância, comíamos a abóbora cozida com casca, salpicada de açúcar cristal, como se fosse um pedaço de pão. Acho que daí vem a questão.

    Beijos interculturais.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.