28.2.15

Cansada... Muito, muito!

Resultado de imagem para imagens cansada
Fevereiro, como sempre, foi um mês em que minha carga de trabalho escolar dita "hora atividade" em casa consumiu cerca de 20 horas semanais.
Apenas sou remunerada por três "horas atividade" semanais trabalhando em casa. Não é suficiente nem mesmo para preparar as aulas da semana seguinte (com respectivas atividades). 
Faz parte da profissão de professor exceder um pouco a carga horária, contudo ninguém reconhece: Nem os pais, muito menos os superiores!
São apostilas para montar; avaliações diagnósticas para corrigir, analisar e preencher perfis do grupo; crachás e cartões diversos para confeccionar; cartazes anuais para fazer e manter na sala.
Somando-se, é um "entra e sai" de alunos que incomoda. A Diretora, conivente, passa aluno da manhã prá tarde ( e vice-versa) ao menor pedido de mãe, como se nada atrapalhasse em nossa rotina.
Quando preparamos tudo, entra criança nova e temos que avaliá-la do zero. Se a criança fica dias e sai, temos que separar todo seu arsenal de material escolar. É tempo perdido conhecendo a criança, decorando nome, rosto de familiares.
O garotinho T.D.O. não surtou exageradamente nesta semana, todavia não faz uma atividade sequer. Nem oralmente participa da aula. Ficou montando joguinhos e quando saturava eu pedia auxílio à professora de reforço. Acontece que na próxima semana começa o reforço... Quem me ajudará? Socorro!
Ontem, após o almoço, senti uma sonolência tremenda, precisei comprar balas de canela para despertar. Ao final do expediente (18h00), subi prá casa, lanchei, me banhei e fiz um escalda-pés borbulhante com muito sal amargo relaxante.
Que horas fui dormir? 19h40, pois desde novembro não sentia tanta estafa. O bom é ter incinerado aquele quilo a mais que me agarrou nas férias.
Acordei mais tarde com o Par me chacoalhando para saber se estava doente... Ele chegou da rua e estranhou eu dormindo "com as galinhas".
Ainda bem que há uma mocinha a limpar minha casa todo sábado de manhã. Várias mulheres de sua família me ajudam intercaladamente desde 2006. 
Agora estou terminando mais atividades escolares, acabarei a lavagem de roupas e com esta chuvinha de verão, irei DES-CAN-SAR! 

4 comentários:

  1. ~ ~ Descansa e relaxa, querida amiga.

    ~ ~ ~ ~ Tudo do melhor para ti. ~ ~ ~ ~

    ~ ~ Beijo e abraço. ~ ~

    ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata, Majo, aos poucos a rotina se restabelece!

      Beijos atarefados

      Excluir
  2. Este acúmulo de tarefas é recorrente e cíclico em nossa profissão, mas não deveria, afinal pra estarmos em perfeitas condições físicas e emocionais para atender todas as demandas teríamos de contar com apoio e estruturas eficazes no ambiente escolar; longe de ser realidade, infelizmente.

    Te entendo e te abraço, Cris.
    Bjos e bom final de semana.
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Calu, quantos afazeres escolares! Além de todo o material prático de sala de aula há a documentação burocrática, encaminhamentos de crianças a órgãos competentes... Devagarinho me organizo.

      Beijão prá ti também!

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.