10.2.15

Sinergia alimentar

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(Texto de estudo - hum, tô gostando deste tema...)
É uma consonância entre alimentos, onde a palatabilidade é ultrapassada pelo fator nutricional. Determinados nutrientes se associam e fazem uma conta onde um + um somam três, podendo inclusive prevenir doenças.
Tomate e brócolis juntos podem inibir a formação de certas células cancerígenas. A gordura amiga (do abacate, coco, oleaginosas, óleos virgens) potencializa as vitaminas lipossolúveis. O abacate também ajuda na absorção de fitoquímicos (funções salubares) presentes nos legumes.
Uma salada kit de frutas é mais eficiente que uma fruta isolada. Uvas escuras e maçãs "casam" a catequina com a quercetina, que mantém o sangue limpo, dissolvendo vestígios de coágulos.
Folhas escuras, com ferro, devem ser temperadas com limão, pois a vitamina C potencializará o mineral. Carnes também devem levar limão no tempero.
Alimentos com ômega 3 combinam com vinho tinto ou suco de uva roxa. Para quem não usa líquidos na alimentação (como eu), a sobremesa de um prato de peixe deve ser um cacho de uva escura. Os polifenois (antibióticos, anti-inflamatórios, antialérgicos e mais) abrem caminho para os ácidos graxos.
Suco de citrus liquidificado com  cenoura potencializa as vitaminas A e C. Equilibra o sistema imune, ajuda no bronzeado  / viço da pele e saúde dos olhos. Sua deficiência diminui glóbulos brancos, deixando o organismo suscetível a infecções. A vitamina C fortalece a imunidade e ajuda na cicatrização. Juntas, são antioxidantes e neutralizam ambientes propícios às mutações celulares (cancerígenas). 
Salada de cenoura temperada com limão, ervas (salsinha, cebolinha, hortelã, manjericão, etc) e um óleo com vitamina E (antioxidante) reforçam ainda mais a imunidade. Vitaminas E e C juntas combatem infecções, vírus,  e possivelmente câncer de pele e mama.
Abóbora madura cozida acrescida de sementes de girassol é outro exemplo de combinação em pratos salgados. Suco de abóbora madura crua com limão, hortelã e sementes de girassol também.
Mix de abacate com aveia e laranja (com bagaço e pouquinho da casca) diminuem a fome, o colesterol, controlam a glicemia, reforçam as defesas e "varrem" resíduos dos intestinos. 
Brotos e sementes germinadas neutralizam-se, combinando com tudo. Oleaginosas com frutas, devido às enzimas, facilitam a digestão e excreção. Gotas de limão cá e acolá são importantes.

10 comentários:

  1. Oi, Cristina!
    O limão é um ótimo conservante de algumas frutas e não deixa que elas sejam oxidadas. Comecei a usar o limão para temperar carnes faz pouco tempo, depois que li alguma coisa sobre. Também pq o vinagre deixa as carnes com aspecto avermelhado, mesmo o vinagre de maçã e dá a impressão de cru. Aprendi também que é sempre bom comer folhas verdes com algum outro alimento vermelho ou de cor viva. Noutro dia, ouvi a Bella Gil falando muito mal do tomate em seu programa. Procede? (faz postezito) (Olha o meu sorriso de felicidade). Ah, agora uma dúvida mortal me pegou... No começo do verão, saiu uma matéria na revistinha de domingo do Jornal "O Globo" dizendo que não é bom misturar muitas frutas em uma 'vitamina' e que o melhor era comer uma fruta por vez...
    :)
    Beijus,

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    1. Oi, Luma!
      Aqui no interior, sempre usamos o limão (cavalo) nas carnes macias. Nas duras, adicionamos ao desligar o fogo. Aquele hábito de pingar gotas de limão em assados, peixe frito, já no prato é excelente.
      Verde com vermelho? Faz sentido. Falarei sobre o tomate.
      Realmente aquele prato colorido (não só com frutas) sem muito critério pode perturbar a sinergia. Mesmo que sejam orgânicos, certos alimentos "brigam" entre si.

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  2. Ótimo post. Superesclarecedor. Um beijo do quente Rio....

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    1. Olá, Denise!
      Aqui, o clima tem estado ameno e adorável por todo o mês de fevereiro.
      Beijão para você também

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  3. ~ ~ Muito bom estudo, sim senhora!
    ~ ~ Falta pores tudo isso em prática...

    ~ ~ Não me canso de aconselhar-te a salada de fruta não ácida, mas
    rica em vitamina C e E ao pequeno almoço.

    ~ ~ Na minha salada, Mamão e abacate são as frutas básicas.
    ~ ~ Compro mamão brasileiro bem caro e lamento não dispor de goiabas.
    ~ ~ Pessoas com antecedentes de gastrite não devem comer em jejum fruta ácida, muito menos as cascas das mesmas.

    ~ ~ ~ Beijos amigos, bem vitaminados. ~ ~ ~
    .

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    1. Majo, Majo!
      Sabe que fico com remorsos por minhas teimosias? Por tua causa fico pensando no cálcio - no iogurte congelado... tão bom nesse país tropical! Penso também nos antinutrientes, nas combinações mais acertadas...
      Devagarinho sigo adiante, um passo de cada vez.
      A minha fruta ácida pela manhã é só um tiquinho de limão com casca, pouquinho mesmo, eu juro!
      Tenho tanta goiaba gratuita em qualquer barranco a esta época do ano... e orgânicas. Pena você estar tão longe... os abacates também. Mamões são baratos aqui.

      Beijão com sabor goiaba

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  4. ~ Querida amiga, se eu vivesse no Brasil, não dispensava um quintal com árvores destes frutos que eu adoro e são tão saudáveis pelos seus excelentes nutrientes. ~

    ~ ~ Beijoca tutti frutti ...~ ~
    ~

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  5. Frutas não nos faltam, uma laranja ou banana custam menos que uma bala.
    Compro uma dúzia de laranjas e duas de banana por semana - uma prata e uma nanica, assim como dois abacates, seis limões e um mamão.
    As outras frutas eu intercalo para não enjoar.
    Neste fim de verão é safra de muitas frutas silvestres como jaracatiá, gravatá, mandacaru, araticum, ingá e tantos outros.

    Beijoquitos de frutas nativas para você!

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  6. ~ A Wikipédia afirma que os frutos que referiste são deliciosos.

    ~ ~ Sortuda!!

    ~ Por cá, não há nada para recoleção - tudo tem dono - infelizmente!

    ~ ~ ~ Abraço amigão. ~ ~ ~
    ~

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  7. Hoje ganhei duas cajamangas da feirante Zelinda. Farei suco.

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