17.2.15

Tomate e glicoalcaloide


Resultado de imagem para imagens tomates diversos


A solanina é o antinutriente que o tomate traz. Outras solanáceas: batata inglesa e doce, tomate, berinjela, jiló, jurubeba, pimentão e pimentas. 
Dar preferência a tomates mais maduros e preferir pratos cozidos, ajuda. Cozer não elimina o veneninho, mas potencializa o licopeno. O problema é comer solanáceas todo dia, pois são altamente inflamatórias em pessoas suscetíveis e debilitadas.
As plantas desenvolveram essas toxinas para afugentar predadores. A maior concentração está localizada entre a casca e a polpa. 
A solanina e chaconina são negligenciadas, e essa informação é um direito sobretudo para quem sofre com inflamações crônicas!
É importante não comprar na mesma semana, várias solanáceas, e evitar frutos verdes, pois não se sabe o grau individual de tolerância. 
Cerca de 70% da solanina é eliminada pelas fezes e urina nas 24 horas após a ingestão, o resto se acumula. Teoricamente, a acumulação acontece na seguinte ordem: Fígado, Baço, Rins, Pulmões, Coração, Cérebro e Sangue.
Além de causar ou agravar um processo inflamatório crônico, em maiores consumos a solanina pode afetar o sistema nervoso central (alucinações e afins); as membranas celulares e gastrointestinais (hemorragias, edemas). 
Quem sofre do fígado (intoxicação hepática) e grávidas, devem redobrar os cuidados, pois além de se depositar sobretudo nesse órgão, pode ampliar a incidência de anomalias do feto em doses altas.
Quando a casca da batata inglesa fica esverdeada, há grande concentração de solanina.
É importante estudar melhor a solanina e tantos outros antinutrientes naturais para compor pratos mais saudáveis. Nem sempre é bom trocar por beterraba, que contém oxalato, causador de cálculo renal em pessoas predispostas. 
As brássicas podem agravar problemas na tireoide. A mandioca é considerada perigosa na Europa devido ao cianeto, tanino ( na folha) e outros. 
Uma substância antinutricional, se não for tóxica, é aquela que bloqueia o aproveitamento de substâncias importantes contidas num prato. 
O tanino diminui a digestibilidade das proteínas; o cianeto bloqueia o transporte de elétrons na cadeia respiratória (sufoca a célula) e causa bócio.
A nós moscada em excesso causa alucinações. Sementes de cereja e maçã também contém cianeto, porém em quantidades mínimas. 
Arroz integral pode conter maior ou menor concentração de arsênico, dependendo do estado do solo de plantio.
Aliás, o amargor pode ser um forte indício de antinutrientes, um "aviso" da planta. Portanto, beber água de berinjela para emagrecer é arriscado...
Imagem
Mais aqui

7 comentários:

  1. ~ ~ ~ Muito bem, Cris. ~ ~ ~

    ~ ~ Só os tomates e batatas verdes apresentam níveis de solanina que merecem precaução.
    ~ ~ Os pimentos verdes não tanto, mas são muito indigestos.

    ~ ~ Tanto as batatas inglesas, como os frutos comestíveis das solanáceas possuem nutrientes saudáveis importantes.

    ~ ~ O licopeno do tomate é um excelente preventivo de alguns cancros, como o da próstata.

    ~ ~ Quando não tenho mamão, gosto de usar tomate fervido, pelado, na minha salada de fruta matinal. Combina muito bem com o abacate.
    ~ ~ O guacamole é uma delícia salutar, como entrada ou merenda. Um petisco mexicano verdadeiramente amigo da próstata e não só.

    ~ ~ Quanto aos restantes anti-nutrientes, é recomendado variar os alimentos o mais possível.

    ~ ~ Hoje comecei o dia com uma estupenda manga brasiieira.
    ~ ~ ~ Ó delícia!! ~ ~ ~

    ~ ~ Manga, abacate e bagas Gogi, regados com calda de hotelã- pimenta, adoçada com stévia...

    ~ ~ ~ Beijos amigos, deliciados. ~ ~ ~
    ~ ~

    ResponderExcluir
  2. Que fome, Majo! estou salivando; adoro todas essas frutas!
    Ainda consegui alguns mangotins (manga coquinho) orgânicos na última feira livre; de agora em diante, só manga com agrotóxico salva em câmera fria.
    Os abacates estão em plena safra, baratíssimos. O Par come toda manhã e coloco no suco (vitamina) verde. Há muito abacateiro na beira de estradas rurais para se fazer recolecção.
    Antinutriente é algo desconhecido por aqui: Quase ninguém sabe que produtos naturais podem fazer mal, entretanto antigamente os idosos conheciam os alimentos "reimosos".
    Variar e ponderar são palavras que combinam com temperança e sinergia quando o assunto é alimentação.

    Hoje eu e o Par fizemos coleta de goiabas (muitas) em beira de estrada rural e lembrei-me de ti.

    Beijão Brasil procê

    ResponderExcluir
  3. ~ ~ A pena que eu tenho de não ter ido contigo!!; ((

    ~ ~ ~ Grande abraço. ~ ~ ~
    .

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cristina!
    Poxa... vai por terra a teoria que devemos comer de tudo um pouco e, eu fico assustadíssima em saber desses antinutrientes, ainda mais quando atualmente dizem que os antigos eram muito supersticiosos com os alimentos...
    Já vi a Bella falando mal dos pimentões, batatas... todos esses alimentos que citou que pertencem a dieta dos sul americanos.
    A minha dieta é uma mistura da mediterrânea com a oriental e nunca pensei na adaptação que cada homem tem com relação à sua natureza. Vai ver que é por isso que acontece tanto piriri nas viagens! (rs*)
    Obrigada pelos esclarecimentos! Vou moderar o consumo e somente comer os madurinhos.
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calminha, Luma! Comendo de tudo um pouco não ficaremos intoxicados. O perigo está no monopólio.
      Imagino os piriris dos Escandinavos quando aderiram maciçamente às batatas, sem um organismo adaptado a este carboidrato...

      Beijão cauteloso!

      Excluir
  5. Boas informações Cristina com as interações da Majo, numa verdadeira aula da correta alimentação balanceada.
    Eu confesso minha ignorância nesta arte e a minha cultura mineira de alimentação sem moderação.
    Mais uma otima partilha nesta campo.
    Abraços
    Parabens pela pagina sempre com um tema importante e interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tonin!
      A Majo é minha correspondente portuguesa!

      Os mineiros, intuitivamente, mantinham uma distância inteligente dos alimentos considerados "reimosos", que é algo parecido ao cuidado com os antinutrientes.

      Grata pelo apoio,
      Abração

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.