17.2.15

Transtornada

Resultado de imagem para imagens Transtorno Desafiador
Adiantei minhas coisinhas de escola neste feriadão. Ah, tenho uma péssima novidade: Um garotinho T.D.O. chegou na quinta-feira em minha sala. Chegou "chegando", pois entrou em crise no primeiro dia. Atirou objetos do estojo nos colegas (que desviavam), arremedava (imitava) minha fala, socou a barriga dum colega, empurrou o outro, tombou a carteira na menina, gritou a todos pulmões palavras de calão, rasgou uma folha que lhe dei para desenhar.
Infelizmente são os filhos das drogas. Foi difícil até sair para "caçar" ajuda. A Diretora o tirou de arrasto, pois grudava nos pés das carteiras enquanto berrava. Ao pedir que parasse, respondia:
_ Nunca!
O absurdo é que passou três anos na educação infantil e nenhuma professora ou diretora detectou T.D.O.; não sabem o que ele tem! Meu Deus... quer caso mais nítido de T.D.O..? Só falta dizerem que é hiperativo (TDA-H). 
O comportamento do hiperativo é tão diferente, focado na alegria, na felicidade. São crianças que agitam, incomodam, porém são amigões. Tá, há comorbidades, em que aparecem os dois transtornos, mas não é o caso.
Conclusão? Tive que "desenhar" à Diretora para que entenda, aceite e estude o transtorno. Ele não tem diagnóstico, portanto nem medicação (fundamental neste caso extremo), nem laudo. Não é ainda um caso de inclusão escolar e não terá direito a um estagiário "pagem". O que eu faço?
Enlouqueço? Já choveu mães na porta da minha sala reclamando, passei a bola à direção escolar. Não vou tentar apagar esse fogaréu sozinha. Já fiz isso em 2012 e só perdi a paz. Porei a boca no trombone; afinal, quem assume as consequências de deixar esse garoto três anos sem atendimento especializado?
Olha, o que tem de professora "pegando" cargo de especialista sem nenhum preparo, sem mestrado, só pensando no salário. É vergonhoso que muitos superiores meus não tenham a menor noção do que seja T.D.O., algo que predispõe ao banditismo.
Quando vemos pela TV aqueles casos escabrosos de violência, podem ser pessoas que evoluíram deste transtorno gravíssimo na infância (e não foram devidamente tratados). Trata-se de casos de segurança nacional e ninguém liga. NINGUÉM LIGA! 

2 comentários:

  1. Tive muita pena por não teres ficado com a turminha do ano passado.

    ~ Não percebo por que não o fizeste!

    ~ ~ Esse caso vai ser uma cruz.

    ~ ~ ~ Abraço solidário. ~ ~ ~
    .

    ResponderExcluir
  2. Oi, Majo!
    Por economia, as três turmas do ano passado (primeiro ano), se reverteram em DOIS segundos anos superlotados, com mais de trinta alunos cada classe.
    Antigamente eu acompanhava a turma, entretanto uma lei proíbe que o primeiro ano tenha mais que 25, por isso tenho ficado sempre com esta faixa etária.
    O garotinho com TDO me preocupa muito, pois agride os colegas o tempo todo, verbal e fisicamente. Tentou me chutar e morder. Ninguém vai à escola para apanhar.

    Abraços atarefados

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.