18.3.15

Amamentação X inteligência

Resultado de imagem para porca amamentando leitoezinhos
A amamentação, quanto mais prolongada, mais contribui para a inteligência na vida adulta. segundo um estudo  realizado por investigadores da Universidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Mais detalhes, aqui.
Logicamente ainda serão necessários mais investigações, entretanto a notícia pode vir a ser uma das maiores bandeiras em prol do aleitamento materno... Quem não quer um bebê potencialmente "altas habilidades"?
Nos dias de hoje, quando o leite industrializado e caríssimo vem assumindo o papel do peito, empurrado veementemente por pediatras mancomunados com grandes laboratórios, este é um alento necessário.
Mães trabalhadoras deveriam manter o peito parcialmente ao voltar ao trabalho, mesmo que ordenhando seu leite ao longo do dia.
Algo importante que aprendi e faz sentido, é que a mãe deve anotar o horário em que ordenhou, congelar e fornecer no dia seguinte à hora aproximada, pois de manhã ela liberará cortisol no leite e o nenê ficará acordado. À noite, seu leite contém grandes concentrações de melatonina e fará o bebê dormir. Se ela ordenhar durante o dia e fornecer à noite, o filho não dormirá bem.
É tão lógica esta afirmativa! A própria mãe fará com que o filhinho durma bem ou não. Para tal, ela deve estar calma e descansada, manter um ritmo razoável de sono e vigilha e ficar longe do estresse, que libera muito cortisol e estressará também o bebê após a mamada.
A natureza não é perfeita?
Creio ser a amamentação uma missão muito árdua para apenas a mãe. A cada três horas, ela consome uma amamentando... Num simples tratamento com ocitocina, outras mulheres da família podem auxiliar nesta tarefa.
Eu gostaria muito de ajudar na amamentação, caso venha a ter netos - nada mais lógico e saudável numa época em que os bebês são tão escassos e as mães tão ocupadas.
Se queremos sucesso nesta empreitada, é esta bandeira da cooperação familiar que devemos levantar com urgência, pois as mulheres indígenas já agiam assim!

2 comentários:

  1. ~ O que tu produziste neste tempo em que estive ausente!!
    ~ Fico feliz por saber-te menos sobrecarregada de trabalho.

    Eu não concordo com esse aleitamento feito recorrendo a um tratamento!
    Uma grande responsabilidade evitável com a refrigeração do leite da mãe.
    Só, mesmo, em caso de força maior.

    ~ ~ ~ Tinha saudades! Grande abraço, amiga. ~ ~ ~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. Oi, Majo!
    Havia muito material em rascunho, só para revisar e publicar...

    Antigamente os bebês viviam 24 horas por dia atados à mãe, que trabalhava no entorno doméstico, principalmente na área rural. Hoje tudo mudou e elas precisam de um "estepe": Alguém da família que divida a carga, pois a maioria trabalha fora e a licença gestante uma hora termina.
    Na prática, muitas mães param de amamentar antes do necessário por falta de apoio "logístico". Qual avó, se pudesse, não ajudaria?

    Abraços saudosos também de cá!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.