1.3.15

Bônus demográfico


Resultado de imagem para imagens bonus demografico brasileiro

Trabalhando com crianças a vinte e tantos anos, fico de olho na taxa de fertilidade em minha região, que como em todo o país, continua caindo.
Quando surge um bairro especialmente com moradias populares - "as casinhas do governo", há uma migração maciça da criançada, visto que os casais jovens costumam ser contemplados em maioria.
Conclusão: Com a conjunção dos dois fenômenos, em minha escola, passamos de cinco turmas de primeiro ano, para quatro. Para 2016 a previsão é de três.
É aí que entraria o tal "bônus demográfico": Um máximo de oportunidades onde a estrutura etária da população atua facilitando o crescimento econômico. 
Como? Um grande contingente populacional em idade produtiva aliado a menor número de idosos e crianças está a surgir, podendo fortalecer o mercado. 
Entretanto, este bônus vigorará pouco tempo, visto que entre 2030 e 2050 a população do Brasil passará a encolher, fazendo com que gastos sociais com idosos (que vivem cada vez mais) aumentem significativamente.
A Previdência Social será duramente afetada, sobretudo devido às causas periféricas (de pessoas que não contribuíram diretamente) como pensionistas, beneficiários rurais e outros, que atingem ao grupo todo. 
Não estamos nos preparando devidamente para atender a tantos idosos que praticamente não terão descendentes para ampará-los. Quem (e onde) cuidará deles (de nós)?
O Brasil não é densamente povoado, contudo a densidade é mal distribuída. Aqui na região sudeste o fenômeno ocorrerá adiantadamente. Aliás, já vem ocorrendo: Há cidadezinhas aqui no interior onde a população começou a apresentar crescimento negativo.
Na zona rural, há propriedades abandonadas por falta de trabalhadores que queiram residir, e culturas  vão deixando de ser plantadas por falta de mão de obra braçal interessada.
É bom? Isso causa falta de oportunidades para os jovens, que migram para pólos comerciais mais atraentes. Sem jovens, a fertilidade cai mais rapidamente ainda. Pequenas empresas quebram ou migram, a arrecadação desaba e a cidade entra em alerta.
A solução seria atrair pessoas de fora ou incentivar os nativos a voltarem, mas como, se as verbas públicas vão ficando cada vez mais escassas e os problemas sociais se avolumando?  
Antes que um município ou todo o país atinja esse estágio é que se deve encontrar meios para identificar e não desperdiçar o famigerado bônus demográfico, fazendo investimentos / "pé de meia".
O aproveitamento do bônus demográfico deve ser efetuado inclusive no seio do próprio núcleo familiar: dois pais cuidando de um filho um dia se reverterá em um filho cuidando de dois velhos pais. Para tal, precisará de dinheiro em caixa deixado por esses pais.

Um comentário:

  1. ~ Gostei de ler...
    ~ Um problema generalizado.

    ~ ~ Beijos. ~ ~
    ~~~~~~

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.