26.3.15

Fobias

Resultado de imagem para imagens transtorno obsessivo compulsivo
Com a queda do avião nesta semana, não pude deixar de pensar em meu próprio medo de avião. Nunca voei por falta de oportunidades, apesar do "Fiotão" trabalhar em uma fábrica de avionetas.
Aqui no interior, estamos distantes de aeroportos "de verdade", de aviões "de verdade", o que não é empecilho para quem realmente queira viajar assim.
Eu não tenho medo do avião em si. Nenhunzinho. Mas tenho pavor de enfrentar um aeroporto grande, lotado, cheio de dificuldades de localização. 
Tenho pavor de me perder em meio a pessoas estrangeiras, de perder a hora por não encontrar o local correto para fazer o tal check-in, de algum documento estar incorreto.
Creio que se eu tivesse que enfrentar sozinha um grande aeroporto, com certeza enfrentaria, e com certeza meu nível de estresse não seria menor que estar em uma savana coalhada de predadores.
Creio também que é por pura falta de prática, falta de familiaridade. Entretanto, nesses momentos me lembro o quanto nos tornamos compulsivos ao longo da vida, quase todos nós. Isso tem nome: TOC.
Meu Transtorno Obsessivo Compulsivo é por tempo... Me apavora perder a hora, atrasar uma conta, um horário qualquer. Se há alguém me esperando, o pânico se instala - ninguém pode me aguardar, eu é que devo espectar pelos outros.
Meus banhos são super rápidos; quando toca o telefone ou campainha, tenho que atender urgentemente; sou a primeira a me arrumar quando a família tem um evento - e nada de chegar atrasados; me alimentava "bebendo" a comida, se estivesse atrasada - com a consciência, me controlo mais.
E não faz muitos anos que me vi uma TOC. Foi tão bom! Bom no sentido de compreender-me e tentar controlar a fobia.
Portanto, meu medo de avião está ligado ao aeroporto e não à aeronave. Também pudera, se não tenho medo de pilotar moto - o meio de  transporte de longe mais perigoso que existe... A bem da verdade, no horário de pico fico com medo de perder uma das pernas. 
Ainda a pouco, lendo o blog da Companheira,  me deparei com o seu próprio medo de avião, e por um motivo que eu não imaginava - o sobrepeso. Isso me fez lembrar de quando o supermercado aflorou aqui no interior e do meu medo de passar no caixa e faltar dinheiro.
Não controlamos facilmente nossos medos, que geralmente costumam vir atrelados a uma compulsão. 
A compulsão por tempo não é nada diferente à compulsão por jovialidade, limpeza, remédios, jogo, meticulosidade, compras, trabalho, tecnologia, religião, comida...
Você já se percebeu TOC em alguma fase da vida?

5 comentários:

  1. ~
    Como sabes que não tens medo de avião, se nunca experimentaste?

    Comecei muito novinha e adorava. Nunca tinha ouvido falar de acidentes.

    Pelos quarenta anos, comecei a sentir uma leve claustrofobia e tenho de estar ocupada a ler ou jogar na tablete,

    ~ ~ Se me sair a lotaria europeia - o «Euromilhões» - não me esqueço de ti: vou ser a vossa madrinha de voo, numa viagem a Iguaçu.

    ~~~~ Beijos sonhadores ~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. Sei porque sei. É igual no dentista: Meu medo terrivel é do orçamento ($) e não da dor, que suporto brincando.
    Então está combinado: Vamos juntas às cataratas! Depois passe uns dias aqui no "cafundó". Mas nunca me peça para enfrentar um aeroporto no exterior... Morro de medo de ficar feito barata tonta.

    Abreijos

    ResponderExcluir
  3. ~ ~ Comigo, não dava para ficarem tontos, É só seguir os sinais...

    ~ ~ Nunca perderia uma semana na tua roça, em paz com a natureza e os espíritos que a povoam.
    ~ ~ Seria uma experiencia muito importante para mim.

    ~ ~ ~Um abraço do tamanho do oceano... ~ ~ ~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  4. Portanto você é inglesa :)
    Nao tenho medo nenhum de voar ou aeroportos (ja estou habituado) mas que ninguém me peça pra guiar moto!
    E nao me lembro de ter TOC.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.