23.3.15

Helioterapia ou "quentá sor"

(Texto de estudos autodidatas. Maiores pesquisas devem ser efetuadas em textos científicos - de universidades)

Helioterapia é um tratamento complementar e alternativo. É de graça - não gera lucro, então nenhum médico receitará.
Das sete cores do arco íris, apenas o vermelho é fonte de calor. Pesquise sobre Finsen, Nobel em helioterapia.
O banho de sol é usado desde a Índia antiga (prâna - revitalizante), Egípcios, Assírios e Romanos, para fins terapêuticos.
Historicamente, os solários são espaços destinados a este fim, e no início do séc XX destinava-se aos tuberculosos, com boa porcentagem de cura.
A helioterapia estimula principalmente a produção de vitamina D3 através dos raios ultravioleta B, hormônio que evita osteoporose, certos cânceres, estimula a testosterona e melhora nossas defesas.
O sol é vasodilatador e estimulante linfático; regula a hipertensão; minimiza índices de infarto (inflamação arterial); evita virose; sendo também antibiótico natural. Melhora infecções persistentes.
Regenera a pele com dermatites através da exposição, inclusive  é indicado para atenuar acne nas costas e psoríase, além de outras doenças auto imunes.
Excelente contra estresse, ansiedade e depressão, pois estimula a produção de endorfinas. Diminui o nível de glicose e estimula a produção de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas na medula óssea.
Relaxante e tonificador muscular, pois o calor distende os músculos; é antirreumático. Proporciona uma sonolência relaxante e posterior disposição.
A temperatura da pele eleva-se, os capilares dilatam-se e as terminações nervosas são estimuladas. Além disso, os poros abrem-se e a eliminação dos resíduos é acelerada (desintoxica) - benefícios do  "hormônio D". 
Dependendo da cor da pele, 10 a 20 minutos em sol a pino, metade de frente e metade de costas - com raios diretos, sem nuvens, duas vezes na semana, são suficientes para alcançar um leve roseado.
Braços e cabeça, mais castigados pelo sol diário, devem ser protegidos por tecido negro. Deita-se preferencialmente nu (ou quase), até obter o leve roseado - não tisnado ou bronzeado.
Partes brancas que quase nunca foram expostas são as mais indicadas: Dos seios às coxas de frente / costas e nádegas de costas. 
Exige moderação prudente e constância. O tratamento deve provocar visível bem estar; se houver indisposição, precisa ser repensado.
O banho com água só pode ser feito após duas horas, tempo em que a vitamina D lipossolúvel demora para metabolizar na pele.
Por que sol a pino?
Os raios ultravioleta B – necessários para a fabricação de vitamina D pela pele – aumentam em concentração conforme o ângulo de inclinação do Sol aumenta em relação ao horizonte.
Portanto, quando o sol está a pino é o período mais rico em raios, onde a incidência de ultravioleta B é máxima.
Conclusão: o sol do meio-dia é o mais apropriado para a fabricação de vitamina D por nossa pele. Até dermatologistas já começaram a mudar sua opinião quanto ao horário propício.
A DOSAGEM É A DIFERENÇA ENTRE REMÉDIO E VENENO.
A trinta anos, eu colocava meu bebê nu para tomar 10 minutos de sol (do pescoço para baixo) que entrava pela janela toda manhã - não era sol a pino, tratava-se de bebezinho.
Ele foi criado ao sol do interior e nunca foi hospitalizado, nunca teve pneumonia ou outra infecção séria; caía com a bicicleta e nunca quebrou um ossinho. 
CONTRA INDICAÇÃO:
  1. Falta de vitamina B12 (anemia perniciosa)
  2. Nefrite (inflamação nos rins)
  3. Serofibrinosas pleurisia.
  4. Doença de Addison.
  5. Alergia Solar (actínica)
  6. Doença cardíaca grave.
  7. Fotossensibilidade.
  8. Hipertireoidismo.
  9. Insônia patológica.
  10. Albinismo.
  11. Histórico de câncer de pele na família.
  12. Feridas graves, contusões, picadas de inseto sérias e fraturas.
Podemos evitar demência e outras doenças da velhice com esse hábito, atualmente demonizado.
Lembramo-nos: Os protetores solares costumam ser bombas de xenoestrógenos.
O melanoma, praticamente o único câncer de pele fatal, “teima” em surgir quase sempre em áreas do corpo que não são expostas ao sol frequentemente, e em pessoas que não se "torram". Há profissionais que desconfiam que o sol moderado (vitamina D) o afugente.
Imagem Net
É lícito fazer um nudismo ocasional no escondidinho do quintal, principalmente após a meia-idade!

4 comentários:

  1. Cristina, eu fujo do sol! Estou com deficiência de vitamina D e isso agora é normal, 10 entre 10 pessoas tomam compostos para essa falha. Mas tb sou contrária a remédios e aí fico nessa, de não me cuidar. Nem tomo sol, nem tomo a vitamina...
    Muito bom esse texto.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucinha!
      Também evito remédios devido à gastrite. A rotina é a chave para mudanças efetivas. Estou programando banhos de sol aos fins de semana, afinal é tão rapidinho...
      Já que a médica mandou tomar à pino, vou logo ao meio-dia. Chega uma idade em que as precauções são tantas, que é necessário imprimir um organograma.

      Beijos procê também

      Excluir
  2. Oi, Cristina!
    Que perigo é esse xenoestrógeno... Tive a impressão que ele está invadindo a nossa vida. Olha o que encontrei:
    - Evite aquecer os alimentos em recipientes de plástico ou beber em copos de isopor. Substitua tigelas de plástico por vidro ou cerâmica, sempre que possível. Xenoestrogênios são encontrados na maioria dos plastificantes.
    - Utilize detergentes naturais. Xenoestrogênios encontram-se em detergentes, amaciantes e sabões em pó. O vestuário mantém uma camada, então, o xenoestrogênio nas roupas, lençóis e toalhas pode ser absorvido pela pele.
    - Filtre sua água. Existem muitas fontes de xenoestrogênio na água da torneira. Você pode usar um filtro de água para remover a maior parte deles; no entanto, alguns médicos recomendam beber água destilada.
    - Não use shampoo, loção, protetor solar, condicionador, creme dental ou maquiagem que contenha parabenos ou fenoxietanol. Absorver estes xenoestrogênios através da pele é considerado por alguns médicos 10 vezes mais prejudicial do que a água potável com a substância, porque a água é filtrada através do fígado.
    - Evite o contato com herbicidas e pesticidas. Ambos contêm altos níveis de xenoestrogênios, que pode ser absorvidos através da pele.
    Evite cafeína, como café e coca-cola. A cafeína aumenta a potência do estradiol, que tem um efeito estrogênico. A maioria das mulheres grávidas são dadas a limitações de cafeína por causa deste efeito sobre os hormônios.
    - Evite alimentos processados que contenham conservantes. Muitos são feitos com xenoestrogênio. Evitar alimentos processados também ajudará a manter uma dieta equilibrada.
    A minha pele não é resistente para tomar sol. Digo que sou a falsa morena - Se vou ficar pouco, não ligo de passar filtro solar, mas se passar de meia hora, já começo a ficar vermelha e depois do banho a pele arde, fico um pimentão.
    As pessoas estão usando mais filtro solar e existem mais casos de câncer de pele. A camada de ozônio está mais fina por causa dos clorofluorcarbonos produzidos pelo homem e só por isso complica se expor no sol sem proteção por longos períodos.
    Noutro dia estava conversando com uma médica dermatologista e ela falou da necessidade do sol como antisséptico, sintetizador da vitamina D e assimilação do cálcio pelo organismo. Então, vamos ficar ao sol!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma!
      Que perigo os xenoestrógenos! Preciso estudar mais e fazer um post...
      Até já encomendei cabaças na feira livre para diminuir tijelinhas plásticas; alimentos quentes, nem pensar. Na infância, convivi muito com a cabaça - vasilhame natural e saudável.
      A substância está por toda parte, ouvi de um médico na TV que os cosméticos e produtos de higiene / limpeza mais baratinhos podem ser menos agressivos, pois neles é colocado só um "golezinho" de química.
      Quanto ao filtro solar, o melhor ainda é a velha manga longa e chapéu que usávamos na roça.
      Vou tentar meus 10 minutos de sol a pino aos fins de semana, tapando bem a cabeça e braços / mãos. Espero que dê certo.

      Beijos preocupados de cá

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.