15.3.15

Lanche da tarde

De segunda à sexta-feira, capricho na refeição da tarde (por volta das 16 h 00), para não "morrer" de fome à noite e comer o que não devo. Abuso da batata doce; frutas como banana, manga, laranja, abacate; cenoura crua; amendoim cru: Tudo que me forre bem o estômago.
Nos finais de semana, é gostoso variar o lanche matutino com uma mágica pipoca no micro-ondas sem óleo (receitas na Net); mingau de aveia; mix de frutas, arroz doce...
Aqui, fiz uma rabanada salgada, com bastante orégano. Aproveitei dois pãezinhos dormidos.
 Fui grelhando com fio de azeite e ficaram saborosas, serviram quatro pessoas, com suco de goiabas.
 Esta canjica, já cozinhei com paus de canela, por isso a cor castanha. Também faço a branca só com coco ralado - cozinho o coco junto para hidratar bem e agregar o sabor.
Faço a amarela com canela em pó sobre, ou com amendoins torrados. 
Uma forma de diminuir o glúten. Para diminuir a lactose, faço com água e coloco um pouco de leite em pó só para finalizar.
 Mingau de fubá doce com bastante sementes de erva-doce. Muito prático e delicioso. Coloco leite e água meio a meio.
No arroz doce, uso uma proporção de água e arroz de oito para um e cozinho até quase desmanchar. Uso pouco açúcar - fica um creme adocicado e leve. Coloco uma pitadinha de sal para quebrar aquele doce aguado.Também cozinho o coco junto.
Ao desligar, acrescento uma gema de ovo caipira misturada num golinho d'água; mexo muito até cozinhar (sem fogo). A gema é tudo: deixa amarelinho, encorpado e harmoniza os sabores. 
Peneiro canela em pó sobre a receita pronta. Pode-se servir quente, morno ou gelado - ideal para todas as estações (esqueci de fotografar)!

4 comentários:

  1. OLÁ CRISTINA
    ATÉ GOSTAVA DE IR TOMAR O PEQUENO ALMOÇO AI NA SUA CASA, PELOS SABORES DIFERENTES!!!

    1 BEIJO LÍDIA

    ResponderExcluir
  2. Também tenho tentado caprichar no lanche da tarde. Amo canjica, arroz doce, mingaus... E essas rabanadas salgadas? Nunca vi. Gostei, parecem ótimas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A rabanada salgada é menos calórica e serve de prato principal no lanche. Muito boa.
      O lanche da tarde é que determinará o desespero e deslize ou não à noite. Muita fibra e mastigação; a cenoura crua ajuda.

      Excluir
  3. Olá, Lídia! A quanto tempo...
    Você seria muito bem vinda aos sabores do Brasil rural. Quem sabe um dia, não é?

    Beijão também a você

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.