28.3.15

Lendo rótulos

IMAGEM DE DESTAQUE
IDEC
Esqueça a tabela nutricional. O item mais importante num rótulo é a lista de ingredientes e a ordem em que eles são listados. O primeiro da lista é sempre o que está em maior proporção, e assim sucessivamente.
Devemos descartar produtos com aquela infinidade de ingredientes; quanto menos, melhor. Se compramos um ovo de páscoa, o cacau não pode ser o último da lista - não faz sentido! Gorduras e açúcar também não podem vir no início...
"Ó" o aparentemente saudável pão 7 grãos: Começa com farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico. Tradução: Coalhado de farinha branca! Integral coisa nenhuma. Enriquecido coisa nenhuma - o ferro e ácido fólico perdidos no refino são apenas repostos - e artificialmente.
Depois vem farinha integral só 12% - de cada 10 fatias, apenas uma é integral. 3% de fibras; mais glúten e aveia 2%... Veja: A quantia que há de bom (aveia), também há de péssimo (glúten)  - apenas neutralizou.
Sal e farinha de soja 1,2% (e lá na tabela, o sal vem na maior porcentagem da lista). Com apenas 1% vem: Farinha de centeio, flocos de cevada, girassol e linhaça. Farinha de malte 0,2%.
Agora os venenos (além do glúten): Emulsificantes mono e diglicerídeos de ácidos graxos e estearoil -2- lactil lactato de sódio; conservador propionato de cálcio; edulcorante sucralose.
Mesmo que parte desta química não seja veneno, por ser algo estranho ao nosso organismo movido por um cérebro pré histórico, ele interpreta como sendo, e rechaça. Pode desencadear alergia, insensibilidade, intolerância ou simplesmente ser tido como toxico.
Não dá vontade de pinchar no lixo e comer só pão caseiro?
* O glúten é um antinutriente / antimetabólito. Serve para proteger a planta (o pé de trigo) do ataque de predadores. Por isso pode fazer mal se ingerido em excesso.

2 comentários:

  1. Muito interessante este texto. Mais coisas que nao sabia. Eu leio muitas vezes o rotulo, mas principalmente a tabela nutricional à procura de fibras. A lista de ingredientes, nao ligo muito, mas agora vou passar a dar mais atenção.

    ResponderExcluir
  2. Preste bem atenção aos três primeiros itens, pois são em maior quantia no produto. Para as fibras, frutas e suco verde. Uma pitadela de magnésio na água em jejum. regula a função intestinal.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.