1.3.15

Mais trocas alimentares engenhosas

Resultado de imagem para trocas alimentares
(Texto de estudo)
O milho é preferível aos farináceos refinados (trigo - poço de glúten , arroz) e fica a meio caminho (um carboidrato médio), sendo pior que aveia e farinhas à base de baroa, inhame, batata-doce, mandioca, banana da terra, abóbora madura.
O milho verde é preferível às outras versões de milho e a pipoca deve ser feita sem óleo (há receitas "limpas" de micro-ondas na Net).
A cebola e repolho, preferir os roxos para se beneficiar da antocianina. O mamão papaia tem mais betacaroteno que o formosa, e a goiaba vermelha tem o licopeno que a branca não possui.
Recapitulando os carotenoides: o betacaroteno é encontrado principalmente em vegetais amarelos, alaranjados e verde-escuros (escolher sempre as mais escuras). 
O licopeno, carotenoide famoso por seus benefícios no combate ao câncer de próstata, é o pigmento de cor vermelha (melancia, goiaba, tomate, etc), que se potencializa sob cozimento (goiabada, molho de tomate).
Na família dos flavonoides, a antocianina está nas tonalidades vermelha-escura, roxa e azulada em alimentos como uva, casca de jabuticaba, beterraba, batata-doce roxa e outros.
Quanto aos queijos, optar pela ricota, queijo frescal (branco) e tofu. Evitar molhos ricos em creme de leite ou manteiga, e até mesmo bacon, muito gordurosos.Variar a proteína e trocar ovos de granja por caipiras.
Retirar a pele das aves antes de assar, pois o calor do forno dissolve a gordura da pele, que penetra na carne. Trocar o sorvete pelo sorbete.
Trocar pizzas grossas e carregadas em queijos pela marguerita, pedindo dose extra de manjericão.
Trocar o sal refinado pelo marinho, complementando com ervas e especiarias para diminuir a quantidade. Na páscoa, optar pelo chocolate amargo que contém mais cacau.
Dar preferência às fibras (cereais integrais ou enriquecidos com vegetais). Variar os tipos de leite (bovino  desnatado com vegetais - de soja e outros), diminuindo assim a lactose. 
Trocar doces com recheio e cobertura, frituras, empanados e carboidratos simples por frutas secas, gelatina, iogurte light, frutas de estação, assados e grelhados, carboidratos integrais.
Fibras limpam os intestinos e aumentam a sensação de saciedade, permitindo chegar à refeição seguinte (após 3 horas) sem tanta fome e sem "beliscar".
Trocar sucos e refrigerantes por água, muita água pura (ou com canela, com urucum, com limão, com sal amargo, com ervas aromáticas) ou água de coco.
Fazer em casa pães de cenoura, abóbora madura, baroa, mandioca (o que estiver mais em conta na semana), enriquecido com fibras, aveia e sementes de girassol. Congelar prá semana.
Preferir açúcar mascavo, rapadura ou melado. Após a garapa, o melado é o melhor, depois vem a rapadura e por último o mascavo. Demerara, cristal e refinado devem ser controlados.
O que deve ser diminuído mais e mais? Sal, açúcar, gorduras (manteiga, margarina) e industrializados. O mel é mais rico quando não pasteurizado.

2 comentários:

  1. ~ ~ Conselhos sábios. ~ ~

    ~ Acrescento que o milho é um ótimo carboidrato, delicioso quando fresco, mas tanto a casca, como a amendoa, possuem muito ácido fítico que também existe na casca dos restantes grãos dos cereais.
    ~ Davam-se mingaus de maizena aos bebés!

    ~ Por isso, prefiro fazer as minhas refeições de carne com batata.
    ~ O inhame também é uma ótima opção.
    ~ Só como flocos de aveia de vez em quando.

    ~ ~ ~ Beijos amigos. ~ ~ ~
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. Oi, Majo!
    Realmente, o milho deve ser consumido sem excessos, consorciado a outros carboidratos, para que nossa flora intestinal consiga produzir fitase com eficiência.
    Me lembro da fase da maizena na mamadeira...

    beijão também amigável.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.