16.3.15

Falso arroz integral

O objetivo do arroz integral é agregar fibras, pois ele conserva a película protetora. E quando o Par torce o nariz para o prato? O jeito é improvisar, pois é ele quem mais come arroz.
A anos que inventei de acrescentar uma xícara (das de café) de trigo para quibe ao arroz branco, pondo também um legume ralado ou talo.
Este é de talos de couve com trigo. Não é necessário deixar o trigo de molho, ele tem  o mesmo tempo de cozimento do arroz e seu sabor não interfere.
Este levou trigo, cenoura picadinha e casca de 1 banana prata. A casca de banana fica semelhante a lasquinhas de berinjela. Se perguntarem sobre... atue. É que o povo aqui de casa (bobinho) tem preconceito com cascas.  
Abóbora (mais firme) ralada, pimenta sininho, vagem, talos, tudo vale para enriquecer nosso arroz branco.
Uma salada verde de entrada, uma proteína para acompanhar e um mix de frutas para sobremesa - pronto!
Bebida? Somente água, e nos intervalos...

4 comentários:

  1. Quanta ideia boa! Imagino mesmo que a casca da banana fique tipo berinjela. Aliás, amo berinjela assim, cozida, "murchinha". Arroz branco é imbatível de gostoso, mas, sei lá, olhando as duas fotos agora, me deu a sensação de estranheza a esse branco tão... refinado. Que bom pra mim! :) haha

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o branco do arroz passa a nos causar um saudável estranhamento. Eu consumo pouco, fico mais nos legumes, entretanto ingerir aquela pobre massa branca me traz remorço!

    ResponderExcluir
  3. ~
    ~ ~ Simplesmente, odeio agora e sempre, o arroz integral.

    ~ ~ Não tenho nem bico, nem moela!!

    ~ ~ Os nossos intestinos não são caixões de lixo para serem varridos por essas fibras grosseiras. As suas paredes estão limpas porque eles, por si, providenciam a limpeza.

    ~ ~ Puseste a foto do arroz de cascas só para me provocar.

    ~ ~ Estou tão zangada que não te conto que há muito que não como arroz branco - tempero-o sempre com açafrão da Índia, um excelente alimento.

    ~ ~ Para enriquecer o seu teor nutritivo, uso ervilhas, feijocas ou quinoa.
    Já experimentaste um arroz de tomate com vagem cortada em losangos?
    ~ Uma delícia! Este procedimento é bom para reduzir a carga glicémica aos diabéticos.

    ~ ~ A Catarina do Canadá publicou no seu blogue uma postagem sobre os benefícios do tumérico ou açafrão da Índia.
    ~ ~ Se quiseres ler, está muito interessante. Basta colocares um dos nomes no sítio de busca do blogue.

    ~ ~ E, finalmente. despeço-me com beijios e abraços. ~ ~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~~Ps~~ Mas que amiga tão amiga de cascalhada! (ver no priberam)
    .

    ResponderExcluir
  4. Estamos usando a cúrcuma para temperar frango, peixe e legumes. Também tomamos o pó com água de vez em quando. No quintal de minha tia há a raiz fresca; no arroz não gosto muito.
    Eu sigo a Catarina a tempos - gosto muito dela! Vou conferir!

    Toda vez que uso "cascaiada", sei que levarei puxões de orelha... O arroz com trigo de quibe, legumes e casca de banana fica bom mesmo!
    Vou fazer com vagem em losangos, cúrcuma e casca de banana. Depois de conto!

    Beijinhos provocantes

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.