15.3.15

Pães

Há muito tempo faço pães com menos glúten, adicionando outros elementos. Um pouco de aveia, fubá e fibra de trigo não podem faltar. Intercalo cenoura e abóbora madura. a semente de girassol descascada é um coringa.
O segredo do fubá aprendi com a feirante Zelinda: É necessário escaldá-lo em água "pulando" para não sentir a aspereza daqueles grãozinhos secos após a receita pronta. Faz uma diferença danada!
As receitas não ficam tão fofas, que é a característica do glúten, entretanto ficam mais saudáveis. É uma forma divertida e barata de fugir dos industrializados, presenteando e congelando para toda a semana.
Uso a farinha mais barata, pois um processamento mais grosseiro é menos agressivo. Sobre uma receita básica, que leva três ingredientes molhados e três secos, vou fazendo a alquimia:
Água para molhar, óleo para não deixar "emborrachado" e ovos (de preferência caipiras) para dar liga; farinha para a base, sal (grosso) e açúcar (mascavo) para temperar, e fermento biológico suficiente para a levedura.
O óleo ideal para pão caseiro é um pouco de gordura (banha) de porco, daquela direto da criação dos primos. Faz menos mal que óleos industrializados.
Eis alguns que lembrei de fotografar:
Rosquinhas boas com as passas escuras que sobraram da cesta de natal. Congelei e duraram bastante. Dosei o açúcar mascavo para manter apenas um leve adocicado.
 Pãezinhos de cenoura com orégano. Comemos com queijo frescal.
Essas rosquinhas de coco e leite condensado (que sobrou da cesta de natal) ficaram divinas. Presenteei a mãe, a vizinha dela e a família da nora (como sempre). Massa apenas com aveia e fibra de trigo, para não pesar muito.
 Roscas de cenoura com ovos caipiras e frutas cristalizadas.
Trouxinhas de carne moída (músculo). Massa de fubá escaldado e abóbora moranga, liquidificada com a casca. Usei tempero de ervas na massa, que guardo em forma de gelinho.
Para temperar a carne, apenas sal grosso e alho. Essas pelotinhas escuras são o restinho da carne (usei 2,400 kg). Há mais assando.
Pão grande de abóbora madura (com casca) e louro fresco. Fiz oito e congelei para a semana. Foram muitos lanchinhos naturais para "Fiotão" levar à roça fábrica de avionetas.
 Plastinhas de cenoura: Uma massa mais molenga, que cresceu bastante, ficou leve e saborosa.
 Bolachinhas de aveia, crescidas com sal amoníaco.

* O glúten é um antinutriente / antimetabólito. Serve para proteger a planta (o pé de trigo) do ataque de predadores. Por isso pode fazer mal se ingerido em excesso.



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