15.3.15

Trunfos

Para manter o peso após mais de ano há que se ter cartas na manga. A reeducação alimentar progressiva deve vir aliada a exercícios físicos, lazer saudável e o máximo de serenidade no cotidiano, incluindo um sono de qualidade.
O sossego eu consigo reservando mais horas para as atividades que fazia "correndo". Procuro usufruir da natureza serrana aqui do interior e durmo menos, entretanto com mais qualidade: meu quarto nunca teve TV ou luzinhas acesas.
A dor de vacuidade que acometia meu estômago algumas vezes na semana e roubava horas de sono, sumiu com a alimentação a cada três horas e o suco verde.
Passei a me preocupar mais comigo mesma e menos com os outros. Nos fins de semana gosto de ficar na paz, sem nenhum compromisso de lazer. 
Eu passei a valorizar mais os produtos naturais. Este urucum eu e o Par fizemos a recolecção à beira de estradinhas como esta, onde já sei que há pé. É época de safra.
Após limpo e seco ao sol: betacaroteno puro. Ingerir algumas sementes com água de limão a cada quatro dias; é muito benéfico para triglicerídeos e colesterol.
Intercalo o urucum com canela (evita diabetes), cúrcuma e sal amargo (magnésio) - suplementos naturais ingeridos com moderação. A cada 4 dias, retorno ao primeiro item.
Consegui fornecedor para rapadura, que a tempos não encontrava. É bem melhor que uma barra de chocolate, cheia de química e que prende o intestino. E eu prefiro.
Uso também esse trio de grãos duas vezes na semana: alpiste, painço e semente de girassol; tudo com casca. Deixo de molho em água na geladeira por 24 horas, escorro e bato no suco verde, em dias alternados ao abacate.
O "leite" e a gordura são benéficos, a fibra ajuda a varrer impurezas do intestino. A medida é uma colher de sopa bem rasa. Compro na gôndola para pássaros; é importante ler as letras miúdas: Caso tenha acréscimo de vitaminas, eu não levo. dou preferência a uma envasadora de farináceos aqui do Município.
O conselho foi de uma nutricionista adepta do alimento local ou acessível, enquanto falávamos informalmente sobre o trio andino. Digamos que estes são os primos pobres, sem fama.
O objetivo do trio não é alimentar, pois são grãos crus. Uso para agregar a gordura importante às vitaminas lipossolúveis, e aproveito também o rico "Leite".
Poderia usar azeite extra virgem, porém a embalagem sempre é inadequada (deve ser vidro escuro) e por ser importado, o tempo entre a prensagem e o consumo é longo demais - oxida e vira veneno; sem contar as adulterações no caminho.
 A laranja passei a usar com mais regularidade, agora que perdi o medo da gastrite. Gosto assim, com casca e tudo, procuro ingerir uma parte mesmo que pequena, da casca. Uma unidade rende bastante e sacia a fome; bom para os lanches intermediários, com outra fruta, ou sobremesa do almoço.
Voltei às origens e procuro ovos caipiras. Com essas pérolas saudáveis, podemos consumir até três unidades por dia sem culpa, desde que cozidos ou apenas grelhados na frigideira. Priorizo o consumo para meu Par.
Compro produtos alternativos na feira livre: coquinho jerivá, "ovão" de perua para o Par e caxi (ou porongo) - esta mistura de abóbora com cabaça. A casca é mais dura e o sabor mais aguado que da abóbora. Um produto indígena que persiste.
Eu compro também carne suína caipira dos primos da roça. Eles avisam quando haverá abate. A gordura (banha) reservo para pães; moderadamente é mais saudável que óleos industrializados cheios de química.

2 comentários:

  1. Todas escolhas boas! Achei lindo o modo como cortou a laranja. E fico impressionada que você consuma tanta casca. (Bacana!)

    Amo tuas fotos de estradas, ai...

    Comia muito rapadura na roça, quando criança, na casa da minha vó. Nem sei mais que gosto tem. Das barras de chocolate, gosto da Hershey's, acho mais 'limpinha'. Pelo menos é feita com manteiga de cacau ao invés de gordura hidrogenada. Bom, pelo menos, acho que é mais limpinha, também não entendo tão a fundo de chocolates... (Só que são gostosos haha)

    Adorei o post! Compartilhe sempre!

    ResponderExcluir
  2. A laranja ajuda muito, pouco rende, e a gente se acostuma com um tiquinho da casca.
    Eu descanso a mente seguindo por estradinhas rurais, e com esse olho clínico, encontro tanta iguaria!
    Experimente a rapadura e evite mesmo a gordura hidrogenada.

    Grata pelo apoio

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.