23.4.15

Abril e sopão

Resultado de imagem para imagem sopão
O mês de abril é propício às sopinhas espessas e caldos diversos. Acontece que neste abril em particular, as temperaturas estão piores que fevereiro e março.
Neste instante estamos com 24º e sensação de 30. Céu nublado, com iminência de chuva. Tem chovido por esses dias, entretanto não refrescou.
Aguardemos a primeira frente fria outonal para irmos às sopas; por enquanto sirvo-me de uns risotos à noite. Ontem fiz com lentilhas à azeitona e sobra de carne assada.
Nesta região "das Mantiqueiras", o mês de maio costuma ser o mais frio do ano, pois coincide chuva com frente fria. Agosto, embora em pleno inverno, esquenta devido ao clima seco. 
Imagem net.

4 comentários:

  1. Olá, querida Cris!
    Tenho andado um pouco relaxada nas visitas dos blogs amigos, e tentando recuperar este tempo hoje.
    Passei pra ver suas escritas e tanta coisa interessante, você é uma mulher que acompanha a vida, se envolve e está sempre perto da natureza. Coisa boa!
    Por aqui os dias estão azuis e até quentes ainda, hoje 30 graus, mas tem uma brisa no ar, coisa que inexistia no verão que se foi, era sufocante.
    Passei uns dias no RN, Natal e surpreendi-me com a influência do trópico que propicia dias quentes e claros, sol brilhando desde cedo, mas à tarde, hummm que delícia, uma brisa suave sopra do mar e o mar é quentinho, eu adorei!
    Quanto a este risoto, deste-me uma boa ideia, não imaginava misturar tudo assim e fazer um belo prato para a janta em dias mais amenos, adorei!
    um beijinho carioca com carinho.

    ResponderExcluir
  2. Olá, alfazema!
    Ah, a brisa... Que delícia. Aqui temos a "cruviana" madrugadeira que chega lá pelas três da madruga e se vai às 8 h 00.
    Minha vizinha do nordeste diz que nosso calor abafado é pior que o deles.
    O risoto de sobras é prático e econômico, uma "reciclagem" inteligente. É só usar as sobras com arroz comum, dobrando a quantia de água, e por um ingrediente mais "chique" para incrementar.

    Beijão procê também!

    ResponderExcluir
  3. ~~ Continuas com o 'sopão' ao almoço?
    ~~ Inaugurei a minha temporada de saladas...
    ~~ Costumamos dizer que o melhor cozinheiro é a fome...
    ~~ Com ela tudo sabe bem...

    ~~ Vou experimentar o risoto com lentilhas...
    ~~ Faço com ervilhas, feijocas frescas e quinoa.
    ~~ Para quem come pouca carne, estes pratos são importantes, pois com a mistura de cereais e leguminosas, obtém-se proteínas de melhor valor biológico.

    ~~~~ Doces beijos primaveris. ~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  4. Agora já dá para tomar sopa ao jantar, o tempo esfriou. No almoço, estou abusando dos legumes e folhas refogados: couve, chicória, abobrinha ralada com cenoura e azeitona, farofa de talo de couve e ovo, chuchu refogado com carne moída...
    Adoro as ervilhas "frescas" congeladas. Sopas de caldo de feijão também são sucesso por aqui.

    E beijos outonais de cá

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.