5.4.15

Água de berinjela

Imagem

A alguns dias, uma amiga chegou toda animada me dizendo que está tomando um copão de água de berinjela em jejum todos os dias e já notou perda de peso. Disse que tem um leve amargor, porém é "bebível".
A garota estava animadíssima, então eu delicadamente perguntei se não há perigo de efeitos colaterais. Ela respondeu que imagina, é totalmente natural e funciona mesmo!
Sem querer jogar um balde d'água fria, eu aguardei um tempo enquanto ela falava com outras pessoas, anotei a palavra solanina num papel e me aproximei.
Disse à ela sobre a família da berinjela, seu sobrenome, os antinutrientes presentes em qualquer alimento saudável, a questão da temperança...
Lembrei que a diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem e então pedi que pesquisasse em diversas fontes sobre aquela palavra escrita.
Na segunda-feira, ela me procurou assustada, dizendo que jamais imaginara que produtos naturais poderiam fazer-lhe mal. Queria abolir a água milagrosa, então orientei que pode tomar meio copo de vez em quando, nunca em excesso, entretanto a Reeducação Alimentar com atividade física diária (para queimar calorias) é o melhor emagrecedor.

4 comentários:

  1. ~ ~ ~ É um fenómeno!
    ~ Aparece alguém que se diz 'nutrólogo' na TV com uma novidade destas e logo surgem as dondocas blogueiras a transmitir a novidade, como se fossem elas as inventoras.
    ~ Deu na televisão, é coisa certa!
    ~ E é um boato espalhado como nunca se viu!
    ~ Houve uma dessas ''especialistas'' que até descobriu que a abóbora deve ser considerada um carboidrato, quando até é um dos frutos que menos frutose tem.

    A moda da milagreira água beringelada andou por cá, há uns 2-3 anos.
    ~ Encontrei um idoso a tomá-la porque prevenia os AVC...

    ~ ~ ~ Grande abraço amigo. ~ ~ ~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~ Ps ~ Existe na 'net' o «Manual Oficial de Contagem de Carboidratos» da «Sociedade Brasileira de Diabetes», com tabelas estupendas...
    .

    ResponderExcluir
  2. Majo, Majo...
    Abóbora madura é muito diferente do legume ainda verde. Transforma-se numa massa, pois usamos para engordar porco, entremeada com inhame, milho e mandioca.
    Quando eu consumo abóbora madura, não uso arroz, pois já me sustenta o suficiente.

    A berinjela como suco para hidratar de vez em quando, tudo bem. Apenas não podemos esquecer que aquele amargor característico é o veneno. Pode aumentar muito os quadros inflamatórios para quem sofre de algum mal, dentre outros problemas.

    Beijos bemmmm teimosos!

    ResponderExcluir
  3. ~ ~ ~ Foi resposta pronta!

    ~ Se tivesses consultado as tabelas, não terias dado essa resposta. ~

    ~~~~~~Abraço amigo.~~~~~~~~~~~~~~~~~
    .

    ResponderExcluir
  4. Ai, ai, ai, Majo... Não brigue comigo!

    As hortaliças aqui no Brasil, se classificam em A, B e C, segundo a concentração de carboidratos (açúcares), embora todas contenham seus nutrientes, fibras e fitoquímicos importantes.
    A abóbora madura contém o dobro de carboidratos da abobrinha. Esta se classifica no grupo A e a madura no grupo B, sendo as variedades mais fibrosas com menos teor de carbo e as mais cremosas, mais ricas em carbo.
    Então, quando eu ingiro a madura, difrencio-a da imatura, verdinha...
    Arrasto uma para o lado dos carbo e arrasto a outra para o lado dos legumes leves, só isso.
    Cê não vai ficar brava?

    Beijos açucarados!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.