27.4.15

Alimentos perigosos? Até que ponto?

Resultado de imagem para imagens alimentos perigosos
Imagem

* Salsicha
Pode contar a bactéria Listeria monocytogenes, que causa diarreia e fortes cólicas abdominais. Evitar o sanduíche de rua a aferventar a salsicha em casa é recomendável.

* Ostras / outros frutos do mar
Consumidos crus, representam um risco potencial. Ostras se alimentam filtrando partículas e germes em suspensão na água, acumulando bactérias do gênero Vibrio e seu armazenamento pode ter sido precário. Há risco de gastrenterite - inflamação do estômago e intestinos, trazendo febre, náuseas, vômitos e diarreia.
Camarões e similares são altamente alergênicos. O corpo se torna mais sensível às proteínas que não consome diariamente. 


* Ovo

A salmonelose é a contaminação mais comum e pode ocorrer na ingestão de ovo mal cozido (gema mole) ou cru (maionese caseira). Um em cada 200 ovos em uma granja pode estar contaminado, embora leite e carne também são passíveis de Salmonella. Diarreia, dor na barriga, febre e desidratação são os principais sintomas e se manifestam 12 a 72 horas após a infecção.


* Presunto, carpaccio e outras carnes cruas

O presunto pode conter o bacilo chamado Clostridium botulinum ou Clostridium perfringens, causador do botulismo (o palmito também pode conter a toxina botulínica). 
Sintomas: Diarreia, dor de cabeça, vômitos, visão dupla, perturbação do olho, até paralisia dos músculos respiratórios - morte.
A toxoplasmose, doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, pode ser resultado do consumo de carnes mal passadas ou cruas; 10% dos infectados apresentam sintoma - inflamação nos gânglios.
Pessoas com baixa resistência imunológica a doença se manifesta com dores de cabeça, nos músculos e articulações, cansaço e até alterações visuais com comprometimento da retina (cegueira).
A carne deve ser armazenada sempre em temperatura inferior a 5º. Optar pela preparada na hora e bem passada.

* Amendoim 
Pode causar reações fatais por ser altamente alergênico. Reações: coceira e vermelhidão na pele, formigamento em volta da boca, diarreia, náusea, vômitos e até mesmo dificuldade para respirar.
Ele também pode conter aflatoxina, produzida pelos fungos Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus, que adoram amendoim. Umidade repetida em más condições de estoque propiciam a proliferação.
Torrar o amendoim ajuda a diminuir o antinutriente lectina. Consumi-lo cru, só em pequenas porções! 

* Queijos crus / outros derivados do leite
Pode resultar em brucelose. Os sinais iniciais são suor excessivo e febre com calafrios. A progressão da doença, causada pela bactéria Brucela, é lenta e raramente fatal. Se não tratada, pode acometer articulações e visão. 


* Folhas cruas

Bactérias podem estar ali escondidas. Mergulhar por 15 minutos em água com hipoclorito de sódio – para cada litro de água, uma colher de sopa de água sanitária de boa procedência e não odorizada.
* Cogumelo
Estima-se 60 mil espécies pelo mundo; 80% comestíveis e 5 mil venenosos. 
Doses altas da toxina podem causar danos irreversíveis para rins, fígado e coração, podendo levar à morte. Os sintomas são vômito, sede intensa e dor abdominal. 


* Enlatados

Latas possuem um verniz interno para preservar o conteúdo. Batidas (amassados) podem romper a proteção e comprometer o produto. Lavar com água e detergente antes de abri-las evita xixi de rato e outras contaminações.

Anomalias como bolhas e aspecto fermentado é indício de produto estragado - descarte. Drene a água e consuma ou prepare imediatamente. Retire as sobras da embalagem, coloque num recipiente com tampa; consuma em três dias”.

* Alimentos saudáveis
Sim, até os mais saudáveis podem conter antinutrientes importantes, que prejudicam sobretudo quem já possui alguma enfermidade. São a solanina, isoflavona, cianeto, arsênio, oxalato, fitato, lectina, nitrato / nitrito, inibidor de proteína (tripsina, quimiotripsina) / ensima (amilase), tanino. 
Eles interferem na digestibilidade, absorção ou utilização de nutrientes, diminuem a disponibilidade biológica dos aminoácidos essenciais e minerais, causam irritações e lesões na mucosa gastrointestinal.

O ideal é consumir a maior variedade possível em menores quantidades, evitando industrializados, artigos exóticos à sua cultura e cuidando da higiene.

4 comentários:

  1. Ola

    Eu tento seguir a minha alimentaçao tendo em conta os cuidados com a saude e por isso é sempre bom posts como este. Embora também deva dizer que nao sou um agarrado à saude. Por vezes la faço os meus pecados alimentares como os doces por exemplo. é mais forte do que eu.
    Olha eu mudei o meu blog. O novo link é: http://olusoniversalista.blogspot.fr/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruno!
    Ontem mesmo conferi se havia post novo aqui na lista de blogs... Estou salvando!
    Quanto aos doces, também peco neste quesito. O açúcar é viciante demais!

    Até breve

    ResponderExcluir
  3. Companheira, vi essa receita e lembrei de você!
    http://receitasdetodososdias.blogspot.com.br/2015/04/bolo-de-casca-de-banana-caramelado.html

    ResponderExcluir
  4. Variedade sempre, né? E ainda bem que não sou alérgica a amendoim, porque é tão bom... ♥

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.