25.4.15

Crista da onda

Resultado de imagem para imagem fraldas de pano
Na faculdade, estudamos que o período mais propício à gravidez vai dos 20 aos 30 anos, sendo que a "crista da onda" é aos 25. A partir daí os óvulos já começam a envelhecer, pois eles estão com a mulher desde a fecundação.
Um escancaramento nesta janela abarca as faixas etárias dos 15 aos 20 / dos 30 aos 35 anos. Ter o primeiro filho sem inseminação após os 35 ainda é viável, entretanto a cada ano perdido as chances são mais precárias.
Agora, convenhamos: Com a atual conjuntura brasileira, onde a taxa de fertilidade já se encontra abaixo da reposição, esse tema deve vir à tona com seriedade.
Percebo mulheres com 35, 38, falando em engravidar num futuro... futuro. Aparentemente elas perderam a noção de que mulher tem prazo de validade, por mais que o prazo tenha sido prorrogado.
Quando enfim resolvem e percebem que a chance natural foi perdida, entram em desespero. Ajuda profissional é muito caro e não traz garantias de sucesso absoluto - é uma loteria.
Existe a possibilidade de congelamento de óvulos quando a mulher está abaixo dos 30, mas quem pensa na possibilidade? E quem se dispõe a gastar um dinheiro alto com algo assim remoto? 
Com tantos problemas mais urgentes na saúde pública, o governo não poderia assumir mais este, entretanto pelo que se descaminha, em menos de uma década será necessário pagar para as mulheres conceberem, como já ocorre em determinados países.
E quem rejeita o programa "Bolsa Família"? E quem alardeia que a diminuição da população será catastrófica? E quem apregoava a superpopulação brasileira? E quem não crê em nada disso e sabe que sempre se dá um jeitinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.