12.4.15

Lavar cabelo

Resultado de imagem para imagem lava cabelo
Imagem

Antigamente, as mulheres mantinham o cabelo bem longo. Me lembro da infância rural onde as moças solteiras lavavam seus fios uma vez ao mês - era o normal. 
E elas trabalhavam carpindo, colhendo grãos, plantando ao sol escaldante. Durante o trabalho, usavam um lenço e um chapéu, não se via o cabelo. 
Ao final do dia, após lavar apenas "a cara", braços e os pés - pois o banho de bacia era aos sábados, jantavam por volta das 17 h 00. 
Então era hábito as mocinhas fazerem "gamela" - se aglomerarem embaixo duma árvore ou na casa  dalguma delas para  conversar até cerca de 20 h 30, quando iam dormir para acordar antes do sol.
Nesses encontros levavam frutas do pomar ou qualquer guloseima de época. Conta minha tia que devoravam meia saca de laranjas num grupinho de amigas.
Nessas ocasiões, elas soltavam parcialmente o cabelo, preso por um lenço dobrado, uma trança, rabo de cavalo, tiara ou grampos. 
Se o sábado de lavar cabelo caísse quando a moça estivesse menstruada, esquece! Transferia-se para o seguinte. Pois ficaria doente com certeza se infringisse a regra.
As casadas ou mulheres mais velhas, apenas lavavam cabelo na véspera da ida à cidade ou nalgum evento, o que podia demorar meses. Sem contar que não havia xampu ou condicionador, lavava-se com sabão de pedra. 
Eu não estou falando de um século atrás, falo da vida rural na década de 70 aqui em São Paulo - um dos estados mais modernos do Brasil. E mais: Era proibido lavar cabelo na dieta - quarenta dias após o nascimento do bebê.
Eu fui mãe em 1985 e as mulheres de minha família cobraram desde a gravidez que eu guardasse a dieta do cabelo, pois poderia ficar louca - a melancolia pós parto (baby blues) era atribuída à lavagem.
Cortei o cabelo antes do parto e fiquei 19 longos dias de verão - outubro / novembro com aqueles fios emplastados, usando talco para disfarçar a oleosidade. No vigésimo dia tinha médico para retirada de pontos da cesária, então aproveitei a deixa... 
Eu achava incoerente tantos malefícios por uma lavagem de cabelo,  mas fiquei receosa até que os quarenta dias da dieta se completassem. Uma conhecida que teve filho um mês antes de mim, foi logo lavando e ficou "louca" mesmo - queria passar o bebê a ferro.

2 comentários:

  1. Que interessante. Parece ser tudo tão antigo! Nunca ouvi minha mãe, por exemplo, contando nada parecido. Ela nasceu em 1957.

    Beijinhos, Companheira! Adorei a curiosidade.

    ResponderExcluir
  2. Sua mãe deve lembrar desses costumes, que eram mais fortes no interior e no meio rural. Eu sou de 1964 e passei pela transição.

    Bjs modernos!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.