5.4.15

Leite, farinha, açúcar, antinutrientes...


(Texto para meus próprios estudos autodidatas)
Quantos venenos que desconhecíamos a certo tempo atrás... Bem se diz que a ignorância é deliciosamente ingênua! Comer despreocupadamente é coisa dum passado distante.
O leite bovino, como já mencionei  aqui e aqui, foi o perigo de maior surpresa e desgaste emocional para mim. Apenas a cerca de quatro anos foi que percebi a sua indigestibilidade.
Se é um alimento historicamente oferecido a bebezinhos, como poderá nos fazer mal? A algum tempo atrás, eu ainda não tinha as respostas.
 Eu cresci entre vacas, doce de leite, receitas com leite, queijo frescal e o mesmo queijo curado e ralado. Eu sou quase mineira, gente! Sou geneticamente café com leite...
Aliás, o queijo frescal seco, feito uma pedrinha que se pode chupar, é uma iguaria sem igual. Quando sobrava os restinhos do queijo ralado eu atacava feito uma ratazana. Que saudade daquele sabor! Hoje, tento curar o queijo frescal, porém acabo devorando antes do ponto.
Sendo a lactose a vilão do leite, devemos optar sempre pelos derivados fermentados.
A farinha branca foi outra facada: O nosso pão de cada dia, alimento sagrado desde a bíblia, de repente ataca nossos intestinos devido ao "tar" glúten? O ideal é maneirar.
Há farinhas diversas sem glúten, entretanto ainda são difíceis de se encontrar. Comido com manteiga ou outra gordura, o açúcar do pão passa a ser absorvido mais devagar - uma opção.
Ainda bem que não sou tão doida por pães e na roça a gente tinha outras opções. Sem contar que a farinha daquela época não era transgênica, não tão carregada em glúten.
E o açúcar? A alegria das crianças... As pessoas da cidade sempre levavam balinhas à criançada rural. Até o padre, que ia uma noite por mês rezar missa, nos dava balinhas.
Antes, era a sacarose a vilã, agora até a frutose entrou na dança! Mel, xarope de bordo ou agave por serem bombas de frutose, também já estão na lista cinza... É que a frutose se transforma em álcool no fígado, e sabemos o mal que o álcool faz a este órgão. 
Os macrobióticos restringem a ingestão de frutas justamente por este fator. Sucos e frutas secas são mais concentrados, entretanto há frutas com teores diferentes de frutose.
Quanto aos antinutrientes, são fitatos, oxalatos, taninos, nitratos e nitritos, cafeína, solanina, arsênico... O arsênio é cumulativo e carcinogênico.
O ideal é estudar bastante, pois cada caso é um caso. Oleaginosas devem ser deixadas de molho, descartando-se a água antes de cozer. Solanáceas não perdem a toxidade após cozidas. 
Até com as fibras devemos tomar cuidado, pois as insolúveis podem vir a arranhar as delicadas paredes intestinais. O correto para pessoas saudáveis é ingerir moderadamente cada item, sem muita mistura na mesma refeição.
Para lavar as toxinas - água oito vezes ao dia, começando e terminando o dia com ela. E há também o jejum - que estudarei melhor antes de me posicionar.
* O glúten é um antinutriente / antimetabólito. Serve para proteger a planta (o pé de trigo) do ataque de predadores. Por isso pode fazer mal se ingerido em excesso.

*Repensarei stevia...

4 comentários:

  1. ~ Não podes citar a stévia dessa maneira. O stevídio não é um açúcar, caso contrário, tinha calorias e não tem praticamente nenhumas,
    ~ Consulta as tabelas que indiquei.

    ~~~~Bj~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Majo, errei feio!

    ... Remendando...

    ResponderExcluir
  3. ~ ~ ~ Que teima!!!

    ~ ~ Se ainda não leste nos rótulos a composição do «Stevita»!!!

    ~ A «net» diz que os adoçantes dessa marca são 100% stevídeo
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ou seja, 100 natural...
    ~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~ ~ Podes colocá-lo nos pães do par - não te quero saber viúva...

    ~~~~~~~Bj~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~

    ResponderExcluir
  4. Estou sendo preconceituosa com o produto... Afinal, ninguém ama aquilo que não conhece. Vou procurar aqui no cafundó, será que encontrarei?

    Bjs redimidos!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.