5.4.15

Madrinha Raquel

Ver aqui
http://wilquidias.blogspot.com.br/

Um comentário da Majo neste post me fez voltar no tempo. Ela questiona o que faria alguém deixar o Brasil por uma terra gelada...
Amor, Majo, amor! Um grande amor pelo seu Par Morten! E de tanto ela falar sobre suas qualidades, até eu me encanto por aquele especial mocinho escandinavo...
A Raquel é minha madrinha "bloguística", como já escrevi uma vez. Foi através da página dela, em 2010, que descobri este mundo  maravilhoso dos diários virtuais e me encantei. 
Como pode haver algo tão delicioso? Como alguém lá do outro lado do Planetinha pode contar detalhes de seu cotidiano e nos ensinar coisas tão surpreendentes e ao mesmo tempo o básico de nossas vidas ser sempre tão igual?
Eu degustei o blog da Raquel (e depois outros) como se lesse um livro clássico, daqueles que demoram a chegar a nossas mãos. A sua escrita matemática, lúcida e envolvente me fez amar a Noruega, um local que não me remetia a nada, excetuando ao bacalhau.
Eu fui conhecer detalhes cotidianos  do mundo lá fora, iniciando justamente pela terra dos Vikings, um país temporariamente escuro e compridinho feito o Chile. O que mais me impressionou foi o fato deles não almoçarem, justamente num local frio onde se pressupõe mais fome.
Remeti aos filmes americanos, e sobretudo aos nostálgicos livros da Laura, às casinhas cavadas no barranco ou recobertas por grama. Não deixo de imaginar o quanto os invernos rurais escandinavos devem ter sido duros antes da tecnologia. A escassez de comida devia ser preocupação constante...
Quando montei esse bloguito, já seguia a Raquel, e se ela fica tempos sem postar, tenho medo que pare, como aconteceu com outras. 
Esse desaparecimento deixa um vazio como um aluno muito querido, que após cinco anos de convivência na mesma escola, some de nossas vidas; ou uma colega de trabalho que encontra outro emprego e deixa de dar notícias; ou uma vizinha antiga que muda-se para longe...

4 comentários:

  1. Fui visitar o blogue. Gostei de ler sobre a sandes. Muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui, chamamos de "sandubas" (sanduíches / lanches). Cada cultura com seus hábitos! Não trocamos nosso prato de arroz com feijão por pão.

      Excluir
  2. ~ Amor?!
    ~ Pensava que tinha conhecido o Morten já em terras vizinhas do circulo polar...
    ~ Já agora, onde se conheceram?

    ~ Menina, os dias estão a crescer, em breve serão demasiados longos, mas o frio não me convence.
    ~ Estamos com 18º- 14º e eles 8º - 3º...

    ~ ~ ~ Beijos primaveris. ~ ~ ~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Via net.

      Aqui, tudo se encurta. Hoje o sol nasceu 6 h 18 e se porá às 17 h 57 = mais noite que dia. Agora estamos com 29 graus, mas a madrugada está fresca.

      Bjs do oeste.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.