1.4.15

Xenoestrógeno

(Texto e estudos)
Xeno é o que vem de fora, estranho. Um produto tão diferente ao organismo, que ao recebê-lo ele interpreta erroneamente como sendo hormônio - o estrogênio feminino.
Compostos oriundos da indústria petroquímica (mas não só) são estudados, por nos causar efeitos danosos. Estão em agrotóxicos, inseticidas, hormônios (sintetizados) de crescimento e antibióticos para animais, produtos de higiene e cuidados pessoais e nos recipientes de plástico.
O plástico fica seriamente perigoso quando aquecido: Então, jamais coloque algo quente numa tijelinha plástica, tampouco as aqueça com alimentos no micro-ondas, pois será altamente contaminado.
Ao cozinhar na panela, passe para um refratário, pois a maioria das panelas também possuem algum produto contaminante, embora só o teflon seja xenoestrógeno.
Cozinhar ou aquecer em micro-ondas, apenas em refratários. Nunca coloque mamadeira diretamente lá, coloque o leite em um copo de vidro, ou melhor ainda: aqueça no fogão, desde que não usando a mamadeira plástica em banho-maria. 
Aquele cafezinho em copo plástico fervendo; galões e garrafinhas d'água que são transportados e se aquecem ao sol; o filtro solar que também se aquecerá ao sol, e certos cosméticos / desodorantes / esmaltes / xampus. 
Esses últimos são mais perigosos, pois nossa pele é uma peneirinha e caem diretamente na corrente sanguínea, sem o fígado para dar uma filtrada, como no caso da ingestão.
Os estudos ainda não são conclusivos, entretanto suspeita-se que esses produtos estranhos possam causar problemas na mulher, como endometriose, ovário policístico, câncer de mama e aparelho reprodutor, infertilidade, puberdade precoce nas menininhas.
No homem, pode acarretar diminuição no número de espermatozoides e há suspeitas de câncer na próstata. Suspeitas mais exaltadas se preocupam até com a homossexualidade, pela exposição desde o útero.
Em ambos os sexos, acumula-se gordura visceral - aquela que contribui para a síndrome metabólica. Há suspeitas inclusive que de que anomalias possam ocorrer também nas gerações seguintes, pois intoxicam o DNA celular.
A intoxicação é lenta. Alimentos naturais e com muita fibra, boa hidratação, o controle do peso e atividades físicas amenizam a ação desses venenos.
Então, nada de líquido quente em plásticos ou aquecer algo com papel filme. Procurar os orgânicos, sobretudo carnes, reduzindo o consumo. Leve uma "xicrinha" na bolsa para tomar café, ou coloque um golinho d'água ao fundo.
Cozinhe mais em casa, evitando conservantes, corantes e outros. Sempre filtre qualquer água. Propil galato é um xenoestrógeno que evita ranço na gordura - usado em carne, peixe, frango. O 4-hexil-resorcinol evita a descoloração e mantém aspecto fresco.
Evite cosméticos com estradiol, benzofenona-3, homosalate, 4-metil benzilideno cânfora (4-MBC), octil-metoxicinamato e octil-dimetil-PABA. - por vezes, um produto mais baratinho traz só um "golezinho" de veneno. Ftalatos deixam o plástico mais maleável e entram na fórmula de cosméticos.
Não fique o tempo todo de esmalte, priorize ocasiões especiais. Use pouco xampu, sabão em pó e afins.
Proteja-se do sol com tenda, chapelão, manga longa e evitando horários perigosos por muito tempo. Use protetor apenas em pequenas partes e não constantemente.
Intercale pílulas anticoncepcionais com outros métodos de controle de natalidade, pois são feitas com alta concentração de estrogênio sintético, sendo tóxica a longo prazo, além de contaminar o ambiente e os lençois d'água, pela eliminação maciça via urinária.

2 comentários:

  1. ~ ~ Muito bem, Cristina! ~ ~

    ~~~~~ Ótimo estudo. ~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. E essas moléculas estranhas tinham que se parecer justamente com o estrógeno? Não podiam por exemplo, estimular o emagrecimento?
    Melhor não, vai que ficaríamos todos anoréxicos...

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.