17.5.15

Abóbora ou abobrinha?


Depende do objetivo. Só pela avaliação via imagem podemos ver a grande diferença entre ambas. A madura é bem mais massuda e doce. A abobrinha é mais tenra e com aspecto leve, magro. 
As hortaliças se classificam em A, B e C, segundo a concentração de carboidratos (açúcares - conteúdo glicídico), embora todos contenham nutrientes, fibras e fitoquímicos importantes.
A abóbora madura contém o dobro de carboidratos da abobrinha. Esta se classifica no grupo A e a madura no grupo B, sendo as variedades mais fibrosas com menos teor de carbo e as mais cremosas, mais ricas em açúcar.
Para emagrecimento, prefira a abobrinha - o fruto imaturo e quase sem carboidratos. Diabéticos também devem preferir o grupo A.
Para manter o peso, a abóbora madura pode ser consumida, visto que concentra um teor médio de carboidrato, junto com bardana, cenoura, vagem, beterraba, brotos (soja, alfafa). 
Fica claro que abóbora e abobrinha possuem classificações diferentes entre si, embora sejam o mesmo fruto (da abobreira) apenas em estágios de desenvolvimento diferentes?
Se a abóbora madura possui o dobro de carbo que a outra, usemos para parâmetro as batatas (inglesa, doce, baroa, araruta, inhame, cará, mandioca) que contém o dobro da abóbora - grupo C.
Então a abóbora madura é um legume com nível médio de carboidrato: Não engorda como as batatas e não emagrece como as abobrinhas.

4 comentários:

  1. ~ ~ ~
    ~ Numa dieta de emagrecimento, em que a fruta deve ser reduzida
    a duas peças hipocalóricas diárias ou equivalente, os carotenos da cenoura e da abóbora não se podem dispensar. Apenas é preciso, reduzir as quantidades.

    ~ Por ex, 50g de cenoura é metade de uma média, cozida tem 15 calorias, tantas como 100g de aboborinha cozida.

    ~ O valor calórico da abóbora varia muito: há variedades que retém muito líquido como a moranga/pescoço (20c/100g - cozida) e outras mais concentradas, como a japonesa (48c/100g - cozida).
    ~ A
    classificação que indicaste, com valores aproximados, é interessante, pela praticidade, é pena não incluir beringela, nabo, chuchu, quiabo, bardana...

    ~ Não esquecer o índice glicémico, os alimentos de indice mais elevado, (fruta) devem ser misturados com outros de baixo índice.

    ~~~~ Beijos. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~~~~~~~~~ Tabela alimentos cozidos. ~~~~~~~~~
    ~~~~ http://www.fazendaverde.com.br/calorias.htm
    ~~~~ Uma das muitas tabelas que consultei. ~~~~
    ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  2. Quando eu estava reduzindo peso optava pela abobrinha refogada no alho (que amo), pois a abóbora madura (e eu gosto das mais cremosas - e mais calóricas) me leva a receitas de pão, bolachinhas, doces, nhoque... Por isso considero um carbo.
    Vou consultar a tabela, após jantar meu arroz com feijão, ovos cozidos e muita abobrinha ao alho.

    Beijos estudiosos!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ CRISTINA
    ANDEI POR AQUI A PASSEAR UM POUCO VENDO AS SUAS COMIDAS, ALGUMAS COISAS CONHEÇO OUTRAS NEM POR ISSO, AS ABÓBORAS EU TENHO TODO ANO, PARA NÃO FAZER AS MINHAS SOPAS, VOU CONGELANDO PARA NÃO APODRECER E VOU GASTANDO, AS ABOBRINHAS EU TENHO AGORA AS GORGETES A COMEÇAR A DAR NA MINHA HORTA E COMO MUITO EM SOPAS, SALTEADAS, E EMPANADAS COM UMA COBERTURA DE FARINHA E OVO QUE TODA A FAMÍLIA GOSTA MUITO.
    DEIXO 1 BEIJINHO

    LÍDIA

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lídia!
    São mesmo versáteis as abóboras. Ótimo ter espaço para plantá-las; eu uso muito. O sabor é leve e complementa muitos pratos.

    Beijo a ti também

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.