16.5.15

Como cozer ovos

_  Cri, eu "nun quirditu" que exista uma técnica até mesmo para cozer um simples ovo!

-  Pois é, Fiinha! Eu "mêma disinvurvi" e vou patentear!

_  Cê tá espiando aquele branquinho envolvendo os ovos? Então, eu faço assim: Coloco os ovos num canecão envoltos em guardanapos de papel e no fogo baixinho (com gotas de vinagre para não escurecer o canecão do Par fazer café). 

_  "Mais prá modi quê tantu mimu muié"?

_  Em fogo baixo e "imbruiadin", "eis num tremi tantu e nun si debati". Não trincam - detesto ovo cozido com "as tripas" prá fora.

_  É  só cobrir de água fria, deixar quietinhos até ferver e marcar 7 / 8 minutos, dependendo do tamanho dos ovos. Desliga e deixa lá mais 10 minutos para assentar.

Brincadeiras à parte, o ovo "saiu da cadeia regenerado". Pode comer 2 por dia (ou 3, se fizer exercícios). Pode grelhar na frigideira antiaderente, apenas untando com um pincel. 
A gordura de porco (sobretudo caipira) está para deixar a penitenciária de segurança máxima em breve. Sairá de salto alto e com diploma em curso superior - Nutrição.
Pode fazer o ovo frito grelhado com ela. Na festa junina deste ano os dois farão o papel máximo - de noivos!
A gente consegue ovo caipira de vez em quando. São duas vezes e meia mais caros que o outro - e bem menores - porém vale a pena.
As galinhas caipiras são infinitamente mais "humanas" que as colegas de granja. Botam se querem e o dia que querem. Então, com um produto mais raro, a qualidade é muito superior.
E quando ficam mais velhas vão prá panela, após uma vida digna e à solta, porque animais selvagens também não chegam a envelhecer.
Essa, eu comprei por R$ 30,00 do primo lá da roça. Já vem limpa, mas temos que picar. Ela é mais magra, durinha, escurinha e mais ossuda.  A pele é bem mais amarela. Os miúdos e cabeça também vem. O sabor é outro, só um pedacinho já sustenta!

Aproveito e faço aqui meu manifesto para que as galinhas de granja possam pastar soltas e botar menos. Pagaremos por isto! Elas não podem mais ficar confinadas agachadinhas, botando dia e noite com aquele holofote na cara, sem jamais dormir. Morrem adolescentes, de exaustão. 

4 comentários:

  1. Adorei essa do ovo,rs Cada uma! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, Chiquinha!
    Eu não aguentava mais aqueles ovos trincados, saindo a "barrigada". Aqui em casa, o consumo é alto.

    Beijão, e ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. ~~~
    ~~ Boa ideia, a do ovo! ~~

    ~~ Pantenteia, pantenteia!

    ~~~~ Abraço amigo. ~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.