25.5.15

cucurbitáceas

imagem
Abóbora, melão, melancia, bucha (esponja), cabaça (cuia), pepino, chuchu, maxixe são exemplos desta imensa família rastejante. São culturas anuais, que morrem após frutificar.
O fruto maduro da abóbora resiste muito tempo se bem acondicionado. Matou a fome de muitas populações ao longo do Planeta, sobretudo em invernos rigorosos.
O caxi é uma cabaça que se pode comer. Quanto mais jovem, mais parecida à abóbora. Ao crescer, vai engrossando a casca e precisa ser descascada para consumo. Ao amadurecer, vira cabaça / porongo.
Além das macias esponjas para banho e para lavar louça, as cuias eram utilitárias até o advento do plástico. Até mesmo instrumentos musicais, como o berimbau (fundamental para a capoeira) e artesanato se valem das curcubitáceas.
Uma variedade silvestre muito comum nesta região é o melãozinho, considerado medicinal. Há uma variedade altamente tóxica chamada buchinha, usada como abortivo.
O veneno antinutriente / antimetabólito das curcubitáceas é a curcubitacina. O pepino, melancia e melão são carregados dela. À noite, nosso metabolismo fica mais lento, portanto consuma até o  horário de almoço.              
O pepino apresenta a substância indigesta bem fortemente, tanto que "os antigos" mandavam descartar aquela parte em que o pepino se conecta à planta mãe. 
Uma técnica para eliminar boa parte da curcubitacina do pepino é cortar as extremidades e esfregá-las bastante ao legume. Uma espuma venenosa é expelida.
As sementes de abóbora, embora riquíssimas em nutrientes, cruas apresentam certos teores de  cianeto, polifenois, saponinas e inibidor de tripsina. aferventá-las por 10 minutos é melhor que torrá-las ou ingerir cruas.  Ingerir um pequeno punhado a cada dia é melhor que comer tudo de uma só vez.

4 comentários:

  1. Olá, amiga!
    Pois eu não sabia que a classe desses alimentos chamava-se assim:
    Cucurbitáceas!
    Ver aqui é aprender mais sobre alimentos orgânicos e se empolgar para consumir mais destes. Amanhã mesmo vou ver se arranjo sementes de abóbora, adoro!
    um grande abraço carioca


    ResponderExcluir
  2. Olá, Alfazema!
    Também adoro sementes de abóbora. Tenho que me segurar para não passar da dose devido aos antinutrientes.
    Os orgânicos ainda são difíceis até mesmo no interior... Até quando o Brasil será o campeão dos pesticidas?

    Abração caipira!

    ResponderExcluir
  3. ~ Olá, Cris amiga.

    ~ Não sei se já viste este vídeo...
    ~ Busca no Google «adeus colesterol,...».

    ~ Mostra-o ao Par... Pode ser que se convença...
    ~ Leva o batido à cama... Depois conta como foi...

    ~~~ Beijo natureba. ~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  4. Tomar todo dia em jejum um pedaço de abóbora madura batido só com água!
    E apenas durante um mês por ano? Vou começar a fazer para ele!

    Grata pela dica, abreijos mil

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.