9.5.15

Ervas e brigas

Minha testa ferida.

Quarto do "Fiotão" bagunçado...
 O povo aqui de casa está de briga comigo porque não querem mais ervas na comida... Logo agora que estou a todo vapor, fazendo até pesto para comer com pão!
Manjericão o Par não pode nem sentir o cheiro - e eu amo com tudo que vai tomate ou berinjela ou peixe... Gosto até no feijão e na sopa. Sem erva o sabor do prato fica pobre e pelado, sem contar a presença de propriedades medicinais importantes.
Até deram para cheirar o alimento antes de experimentar, e se há um verdinho tipo cheiro verde, vão logo reclamando dos meus "matos".
Hoje, fiz panqueca de chicória, para aproveitar aquelas folhas mais velhas. Recheei com frango desfiado que sobrou de ontem e um pouco de chicória refogada, também sobrada de ontem.
Ficou uma massa verdinha e suave. Marido comeu torcendo o nariz, influenciado apenas pela cor. Ah, foi o suficiente para "Fiotão" "rodar a baiana" e nem experimentar.
Tinha lentinhas só com azeitonas, alho e algum tomate - delícia. O danado disse que simplesmente não come lentilha...  
Comprou aquele lixo de frango - pedacinhos empanados - pura pele, rebarbas e química. Espalhou em assadeira para ficar 1% menos venenoso mais saudável e comeu "uma tantada" com arroz e salada.
Fiz umas torradinhas sem margarina - que não uso a muito - para comer com pesto ou requeijão, e o filho também reclamou que está sem graça e não experimentou.
Olha, o boicote tem estado forte ultimamente. Só quem me salva é a nora - uma "bom garfo" que adora sabores e degusta feliz.
Filho é igualzinho ao meu pai até neste quesito - ruinzão para comer!!! Minha mãe também sofria - até sopa e risoto eram proibidos lá em casa.
Eu não vou parar com minhas lindas, salutares, perfumadas e queridas ervinhas só por causa deles... Que comam apenas arroz com feijão, salada e ovo - onde não coloco o verde. 
Se eu fizer um prato cheio de gordura, glutamato e fritura, irão lamber os beiços, entretanto só de pensar já fico com a consciência pesada, lembrando da circunferência abdominal do velho que está quase no limite.
E eu me manterei magra e salubre. Apenas o colesterol ainda fica próximo a "200" devido ao excessivo estresse de sala de aula - ossos do ofício (mesmo assim, luto para diminuir).
Sei lá, um médico "das antigas" me disse que na sua época de faculdade a crista da onda em colesterol era 250 - permitido 50 pontos para mais ou menos.Disse que a indústria da "Estatina" pode estar por trás do decréscimo.
Compensa lutar pela saudabilidade do corpo e da alma em sinergia com o Planeta.

2 comentários:

  1. Oi, Cristina!
    Uma pena que eles não reconheçam o que é melhor para a saúde. Mas você tem sua nora que te ajuda a não dar a impressão que está cozinhando apenas para você.
    Por muitos anos tive o meu enteado que adotei como filho e que também era bom de garfo. Atualmente ele tem um restaurante aqui na cidade. Ele era a minha cobaia e passávamos os finais de semana testando pratos.
    Você dizendo de como é o seu filho e marido, revejo cenas daqui. Hoje mesmo pensei nessa questão do gostar de sentir paladares diferentes e como isso denota saúde e vida, como isso nos anima a ir para a cozinha testar um prato novo.
    Quando digo para eles "Vocês têm que comer alimento vivo e parar de dar preferência a bicho morto" recebo em troca aquele olhar que me faz sentir como uma ET.
    Na luta também! Não vou deixar de fazer as minhas alquimias... rs.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luma!
    É uma luta constante... Se um deles refuga, o outro adere. Querem comida sem tempero.
    Eu amo os meus matinhos a verdejar o prato... Manjericão está proibido por aqui (mas uso assim mesmo).
    Agora que aderi ao curry, marido não pode mais sentir o cheiro. Nem o discurso sobre as propriedades da cúrcuma resolve!
    Família pequena tem desses contratempos; se houvesse um bando de barrigudinhos, comeriam até pedra.

    Beijões teimosos

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.