13.5.15

Inverno rigoroso!

Resultado de imagem para neblina na serra
Brincadeirinha!
Para os nossos padrões de um país tropical, podemos sim já nos consideram no inverno. A partir das chuvas fortes na tarde de domingo, nesta semana a temperatura oscila dos 13 / 15 a 23 / 25 graus e há previsão que continue nesse patamar.
Esta é uma média comum até meados de agosto, quando devido ao ar muito seco, a temperatura sobe em pleno inverno prá cair pela última vez no início de setembro, com a chegada das chuvas.
É mais que suficiente para eu usar sempre meias, calçado bem fechado e calça comprida. Uma camiseta manga longo ou casaco leve também não dispenso. Até polaina coloco para pilotar a moto cedinho.
Prefiro proteger mais os membros inferiores e deixar a parte superior mais livre para os afazeres. Nada de cachecol, gorro... Luvas apenas cedinho, na moto.
Se usar aquela "panaiada" em volta do pescoço, é bem capaz de cair as pontas dentro das minhas panelas de madrugada quando faço almoço.
Uma época gostosa para sopas, mingaus doces, pratos quentes, aconchego e dormir cedo. Ontem à noite fiz mingau de fubá salgado com cenoura ralada ao ovo poche.
Na manhãzinha de ontem, a nossa Mantiqueira estava toda envolta em neblina, algo bem típico desta época. Fica aquela penumbra, aquele suspense no ar!
Ao menos aniquila os mosquitos da dengue... Pois a epidemia é drástica. Foi enterrada a pouco uma moça de 26 anos residente aqui no bairro - dengue hemorrágica.

E assim as secas folhas de outono, galopam tão anoréxicas  açoitadas pelo leve sopro da brisa. Vão a esmo, vão em busca de um inverno que as possa acolher... Findam sede no orvalho que a madrugada estrelada providenciou, enquanto admiram a pálida lua branca que a pouco se apagou.

4 comentários:

  1. E quando a serra se cobre neste branco véu
    e nós pobres seres humanos soltamos aquela fumaça pela boca,
    é certo que um frio vem nos abraçar e haja caldo e sopas para nos esquentar, mas um romantismo neste ar.
    Abraços Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Tonin, nada mais romântico que observar a serração e depois se aconchegar com alimentos quentinhos.
      E a famosa "festa dos biscoitos" de Pocinhos do Rio Verde se aproxima, com muita iguaria mineira - adoro canjiquinha com couve refogada e costelinha suína.

      Até mais

      Excluir
  2. ~ Engraçado, em dias primaveris, sem vento e com 24º, gosto tirar as mangas, vós, ao contrário, colocais mangas. ll: ))

    ~~~~~ Abraço, amiga. ~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Majo!
      Se não aproveitarmos para colocar as mangas aos 24º, quando colocaremos? Temos que aproveitar esse inverninho curto que só vai até início de agosto (na prática).
      Aos 25º eu já começo a me contorcer, sem as mangas!
      Antigamente, chegávamos a 5º com facilidade, lá no alto da serra; ultimamente porém é raro temos menos que 12º...

      Abreijos bem geladinhos!

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.