24.5.15

Lipoproteína

Resultado de imagem para imagens lipoproteínas
(Texto de estudo autodidata)
As tais lipoproteínas dizendo a grosso modo, são o famigerado colesterol, tão mal falado ultimamente.
Na verdade, é uma família de partículas que transporta lípides, principalmente triglicérides e colesterol, entre órgãos e tecidos.
Quando pegamos o exame e vemos o colesterol total: Ih, tá alto! Necessitamos analisar melhor, detalhar esse exame. Há o LDL: Diabinho que se gruda na parede arterial,  e HDL: O anjo limpador que o desgruda, e também outras partículas.
O colesterol ajuda a sintetizar diversos hormônios, sais biliares e vitamina D (hormônio). Ele só nos prejudica quando em excesso com estilo de vida sedentário.
A gordura saturada, sobretudo de origem animal deve ser ingerida com consciência, aliada a exercícios físicos para queima do excesso.
O excesso gradual de LDL forma placas no interior das artérias e o organismo vai depositando cálcio sobre elas para tentar isolar a área (como nos buracos da rua). Aí entra o magnésio disciplinador (sal amargo), fundamental para afinar a camada desse cálcio "muito arteiro".
A arteroscleose surge, diminuindo a passagem sanguínea e leva a cardiopatias (feito um encanamento com sujeira). Circunferência abdominal acima da média é indício de risco.
Nas minhas "fuçanças" pela Net, vi que, em se tratando de dieta, homens e mulheres são diferentes (mais esta diferença). Por causa dos nossos "patrões" - os hormônios, o homem sente mais prazer alimentar com pratos gordurosos; a mulher se sacia melhor com carboidratos.
Interessante, né?
O colágeno é o "reboco" que conserta nossa "pele" interna: A "pele" dos intestinos, paredes de veias e artérias, a "capa" de órgãos, articulações(cartilagens), tendões, ossos, dentes. 
Na verdade, denomina-se colágeno um grupo de mais de 15 tipos de proteínas. Primeiramente ele conserva bem nossas "peles" internas. Só por fim, ajuda nossa pele externa, que é mais supérflua para o organismo.
Se tivermos bastante matéria-prima na fábrica (corpo), a produção será suficiente para tudo isso e não necessitaremos suplementação.
Ao suplementar artificialmente, iremos suprir toda a gama interna prá só depois dar o acabamento na pele. Então é melhor ingerir matéria-prima correta todo dia!
O limão entra forte nesse esquema: uma fruta barata, que existe o ano todo e trará a vitamina C necessária para ajudar as enzimas nas reações de hidroxilação.
"Acuma" ?
Transforma Prolina em  Hidroxiprolina (aminoácido limitante).
"Cumé"?
Pela baixa estocagem, precisamos da vitamina C mais de uma vez ao dia (com água, muita água) para transformar certas proteínas em colágeno.
Ham.... bão! Proteína e limão contra rugas?

Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.