4.5.15

O mineral auspicioso

Imagem
O magnésio (SAL AMARGO ou sal de epsom) dá muita sorte para quem o utiliza. Não custa pesquisar bastante sobre ele, em fontes confiáveis (artigos acadêmicos).
Acima dos 40 anos, começamos a perder ou absorver menos nutrientes, e com o magnésio não é diferente. Perde-se muito do mineral no suor (sauna, ginástica, trabalho braçal ao sol).
Acima dos 50, uma suplementação não fará mal a ninguém, pois as mínimas contra-indicações via oral, são compensadas com o uso transdérmico.
Eu uso o magnésio simples - sulfato. Coloco uma colher de café num copo d'água, uma vez ao dia. Se vejo que o intestino não soltou, aumento um pouquinho até achar a dose. Apenas faço prevenção, é baratinho na farmácia comum.
Para quem precisar curar algum problema de saúde, o  magnésio quelado é melhor, pois ele "agarra" mais, adere melhor ao organismo e geralmente é encontrado em farmácias de manipulação (um pouco mais caro, entretanto ainda em conta).
O escalda-pés ( pedilúvio) na proporção de uma colher de sopa num balde com água até a canela por meia hora, é ótimo para quem tem problemas renais, inflamações intestinais ou gastrite e não deve ingerir o mineral. Nossa pele é uma peneirinha e suga o magnésio da água. Banho de mar é melhor ainda. O magnésio para pedilúvio pode ser da gôndola de temperos.
O Brasil é pobre em magnésio, pois ele prolifera onde há vulcões. Neste quesito sou sortuda, pois moro ao sopé do Complexo Alcalino de Poços de Caldas, entretanto nem todo alimento que ingiro é cultivado aqui, sendo então deficiente no mineral. Terras exauridas são piores ainda.
O quelado é manipulado, combinando o metal magnésio com o aminoácido glicina. Nosso organismo vê a glicina como nutriente, a absorve e transporta para as células. O magnésio se gruda na glicina e entra de “carona”.
Então, o magnésio comum (eu uso o sulfato, mas há também o cloreto), passa por um circuito de obstáculos e se perde parcialmente até chegar às células. Na modalidade quelato ele é melhor absorvido, vai às células por uma "estrada pavimentada", ideal para quem necessita de curas rápidas.
PARA QUE SERVE?
Artrite, artrose, bico-de-papagaio, tendinite, esporão do calcâneo, para os dentes, evita infecções, arritmia, diabetes, trombose, embolia, depressão, fibromialgia, gota, espinhas (depurador de sangue).
Evita câimbras  por ser relaxante muscular, pois elimina dores musculares crônicas;  limpa as artérias dos cristais de cálcio e organiza o cálcio em nosso orgasmo - é sinergístico: limpa calcificações e calcifica onde há osteoporose.
É um  tranquilizante natural - faz dormir bem ( só nos primeiros dias pode causar inquietação). Quem tem insônia deve tomar à noite.
Tomar com gotas de limão, ou pitada de canela / cúrcuma ameniza o sabor e facilita a ingestão e ainda agrega nutrientes importantes.  

2 comentários:

  1. ~ Nunca experimentei - estou curiosa - tenho esquecido de comprar...

    ~ Já tomei suplemento pelas insónias, no entanto, caro...

    ~~ Vou experimentar. ~~ Grata. ~~

    ~~~ Abraço amigo.~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. Compre na modalidade quelato - o mais nobre. Uma colher de café é suficiente.
    Se irritar o estômago, use só duas vezes na semana. Se soltar o intestino, diminua a dose. Estes são os dois efeitos colaterais clássicos.

    Abraços e bom sono!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.