28.6.15

Café com manteiga?

 Foto: iStock
Eu tomei tanto café com manteiga na infância... Era algo comum na zona rural. O hábito de molhar o pão caseiro (muitas vezes já duro) com manteiga na xícara de café deixava aquela borra salgadinha. Acabado de ingerir o pão, ficávamos apenas com o café amanteigado.
Muita gente se acostumava com aquilo e acrescentava mais uma pontinha de manteiga à mistura. Lembro também que era medicinal - como fortificante, para pressão baixa, garganta irritada e grande ajuda no parto. Toda mulher ao parir em casa, tomava para acelerar as contrações.
Nem sempre tínhamos leite, pois as vacas caipiras eram poucas e só aleitavam com bebês. Comprávamos na fazenda ao lado, porém não todo dia, e se fazia a manteiga. 
O "café preto" era servido indiscriminadamente às crianças, o bule ficava à vontade na beira do fogão de lenha em qualquer casa roceira.
Agora, por espanto, tenho lido sobre o tal café com manteiga (repaginado) como se fosse uma novidade da dieta cetogênica, algo inventado nos USA...
Promete melhorar o desempenho cerebral e concentração. Por ser uma receita baixa em carboidratos e alta em gordura, também ajuda a controlar a compulsão alimentar.
A dieta cetônica reduz  a quantia de glicose para o corpo queimar gordura como combustível, o que aumenta a perda de peso. Há  inclusive este site sobre o assunto, com o nome "Café com Manteiga".
A dieta cetônica foi oficialmente aconselhada na Suécia para combate à obesidade, apontando como vilões carboidrato,  açúcar e amido.
Imagem
Lembrando o Filósofo: "Só sei que nada sei".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.