7.6.15

Cálcio e casca de ovo


Cascas de ovos
Com o advento das polêmicas relacionadas ao leite bovino e com o leite cada vez mais artificial / químico, carecemos de outras fontes do cálcio, lembrando que as vacas e galinhas caipiras pastam muito e retiram seu cálcio da clorofila.Ossos não possuem apenas cálcio e não é tão eficiente apenas suplementar com pílulas que serão mal absorvidas, visto que o estoque de cálcio de qualidade deve vir da infância. 
Ser persistente nos exercícios aeróbicos (nadar, pedalar, correr) e helioterapia; praticar uma alimentação natural e NUNCA esquecer o "chefe do cálcio" - o magnésio, são medidas que formam o pacote para ossos fortes.
Eu conheci a multimistura preparada pela Pastoral da Criança em meados de 1997, quando fui conselheira tutelar. Fui várias vezes à "casa das freiras" buscar o pozinho mágico para crianças da zona rural, pois trabalhávamos em parceria.
Conversando com a maravilhosa freira chefe nas muitas visitas a que fomos juntas, fui iniciada e esse rico mundo das cascas, sobras, talos, caldos...
Uma excelente fonte de cálcio de boa absorção é a casca de ovo (90% de carbonato de cálcio). 
A maneira mais usual de fazer o pó é lavando o ovo antes de quebrar e ferver as cascas por meia hora, afastando o risco de salmonela.
Aproveitar as cascas dos ovos cozidos (que já foram naturalmente esterilizados) é uma boa opção. Deixar as cascas em água sanitária é um risco, pois o cloro quando aquecido libera dioxina - um gás tóxico.
Após ter um montante congelado, secar em forno baixo (50 graus) por duas horas ou deixar o dia todo no sol, liquidificar bem (ou socar) para que fique um pó. Coar em peneira fininha, pois partículas maiores são perigosas na hora da ingestão, feito espinhas de peixe. 
O cálcio prejudica também a absorção de ferro, podendo ser ingerido na água, entre as refeições, para ter seu efeito potencializado. 
Uma pitada de pó, uma vez ao dia, é suficiente. Deve-se deixar 10 minutos de molho na água de beber com gotas de limão, para desmanchar a estrutura microscópica que prende o cálcio.
Determinar sempre o mesmo horário, induz à rotina disciplinada e eficaz. No entanto, repito que não é bom exagerar, já que o excesso acumula-se sob a forma de pedras nos rins.

Leia este e este trabalhos (assim como a bibliografia deles) e veja como a indústria farmacêutica empurra desnecessariamente suplementos de cálcio que podem até fazer mal à saúde pelo excesso. Informação é empoderamento.

Pode-se apenas usar como adubo às plantas e ainda afia-se as lâminas do liquidificador.
Imagem

PS: Liquidifiquei as cascas. Formou-se uma poeira branca dentro do copo; o odor é de obturação dentária.
Formaram-se micro esferas. Coloquei no arroz; são sensíveis ao morder. Não deu certo; preciso bater mais ou adicionar de outra forma.
Na água dá para tomar, porém rapidinho se acumula no fundo do copo.

2 comentários:

  1. Vou experimentar a receita do cálcio caseiro e tentar substituir pelo que estou tomando.
    Abraços e boa semana!

    VitorNani

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vitor!
    Faça uma boa pesquisa nos sites da Pastoral da Criança, pois a casca de ovo é um excelente suplemento natural.

    Abraços e boa semana para você também

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.