18.6.15

Herpes Zoster

Resultado de imagem para zoster
Antigamente chamado cobreiro.
Qualquer pessoa que teve catapora em algum momento da vida pode desenvolver Herpes zoster. O vírus não é parente dos outros causadores de herpes. Seu nome é varicela-zoster.
Depois da recuperação de catapora, o vírus fica alojado em gânglios próximos ao sistema nervoso e permanece "amoitado". Sempre que tenta sair do esconderijo, é atacado por nossos anticorpos.
Permanentemente à espreita, um dia ele se aproveita da baixa imunidade de algumas pessoas e se desloca para a pele, produzindo bolhas de dor intensa feito agulhas penetrantes.
Antes das erupções surge ardor, cócegas ou formigamento na área e sintomas gerais de virose.
São mais frequentes na cintura e no rosto, em forma de faixa - terminando na metade do corpo. As bolhas se curam em cerca de três semanas, por vezes, deixando cicatrizes.
O incômodo pode recidivar sempre que houver uma queda da imunidade do paciente.
Grupo de risco entre os que já tiveram catapora: Idosos, portadores de AIDS, em tratamento por câncer, usuários de medicamentos contínuos debilitantes. Uma a cada cinco pessoas que tiveram catapora terão ao menos um episódio de zoster.
Vacinas podem diminuir as chances de se ter a doença, enquanto o tratamento precoce reduz a chance de complicações.
Além da dor intensa, causa danos estéticos e pode ser transmitido através do contato direto com a "grosseira", levando o infectado a contrair catapora (se nunca teve a doença).
Não há cura, porém o tratamento com antivirais como Aciclovir, Valaciclovir ou Famciclovir, está indicado nas primeiras 72 horas para acelerar o processo e prevenir complicações. A auto hemoterapia também é praticada nos casos severos.
Principallmente pessoas debilitadas, bebês e grávidas devem manter distância de pessoas com zoster para evitarem contágio, pois uma simples catapora pode evoluir para varicela grave. Entretanto, todos que não foram vacinados e nem tiveram a doença, se contagiarão.
Quando a dor com erupção cutânea forem perto de um olho e não tratada, a infecção pode causar 
danos permanentes à vista.
A prevenção é através da vacinação, recomendada para pessoas com mais de 60 anos de idade e liberada para quem tem mais de 50. Crianças vacinadas contra a varicela também estarão se protegendo de um futuro risco.

Meu cunhado teve antes dos 50 anos. Não procurava ajuda e a purulência foi circundando a cintura até quase o umbigo. Ainda hoje muita gente contrai a lesão e não tem noção do que seja.
Também me lembro da infância roceira, tantos e tantos casos de cobreiro... Eram tratados através de rezas, simpatias. O povo achava que se pegava através da roupa que tinha sido contaminada por um inseto, um réptil (cobra).
Neuralgia pós-herpética
É a fase crônica, onde a dor persiste por mais de um mês após o desaparecimento das lesões. Acomete 10 a 15% do grupo. Dura de 30 dias a anos e os sintomas são queimação e pontadas na área, dor persistente e extrema sensibilidade ao toque.
O estado geral de desconforto afeta atividades diárias, levando à melancolia.
Imagem

2 comentários:

  1. Oi, Cristina!
    Meu filho teve Herpes Zoster, mas não teve catapora pq estava com as vacinas em dia. Ele estava fazendo um tratamento para acne e achei que fosse uma reação do creme que estava usando. Como mãe apavorada, cheguei no consultória donde foi diagnosticado. A médica passou um remédio que não tinha na cidade e que foi difícil encontrar em uma farmácia no Rio. Ele tiinha que tomar esse remédio no prazo de 24 hs. a contar do aparecimento das vesículas. Assim que tomou foi instântaneo. Ele não teve qualquer sintoma de coceira, ardor, pontadas e, nunca sentiu mais nada. Como é um vírus variante talvez haja diferença de tratamento.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luma!
    Eu fiz a pesquisa devido a uma aluninha carente que estava com grosseiras, mas no caso dela era alergia.
    Então o vírus do seu filho alojou-se no organismo através da vacina?
    Em 2010 eu tive uma leve grosseira bem miudinha na cintura, que ardia e mantinha a temperatura altíssima no local.
    Por estar na praia, achei que fosse ácaro do colchão de apartamento fechado. Nem procurei ajuda.
    Já em casa melhorei, durou 4 dias. Será que era episódio de Zoster? Tive catapora na infância... Devo ficar esperta.

    Beijos invernais!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.