21.6.15

Inverno e chá

Resultado de imagem para imagem chá
Neste outono, tive uma libertação! Após um mal estar psicológico por não poder mais adoçar meus chazinhos - a consciência doía - tive que improvisar.
É que açúcar faz mal, então deixo-o pros sólidos. De vez em sempre quando ainda tenho que mascar alguns doces; é um de meus maiores vícios.
Adoçante raramente usava e aboli total; e meu mel, ah, meu mel delicioso não é para gastar com chás. 
Prefiro ver meu mel purinho, espesso, cheiroso e castanho numa xicrinha de café. Sem contar que aquecido, perde propriedades, pois compro direto do produtor, sem pasteurizar, e guardo em geladeira.
Sem açúcar, adoçante ou mel, qual alternativa sobrou? A mais lógica, claro! Tomar meus chás quentinhos apenas ao natural.
A camomila sozinha não me agradou, então "casquei" sementes de erva doce. O troço ficou bão! E faz dormir mesmo... Uso nos dias em que não consumo sal amargo magnésio, que também é sonífero.
Melissa, hortelã, capim cidreira e alfavaca vão muito bem sozinhas, pois possuem lágrimas que remetem ao doce instantaneamente.
Com as cascas secas de citrus estou me adaptando, pois deixam um leve amargor. Entretanto após estudar suas propriedades, me esforçarei para que o paladar aceite.
Chás em sachês eu pulo, pois possuem fungicidas.
Dá prá fazer chá com casca de banana? Brincadeirinha, agora que as coloquei no lugar da fibra de trigo em pães, não sobram pro chá.

Imagem Google

4 comentários:

  1. ~ ~ J A M A I S...

    Eu iria abdicar de um bom açucar - rico em ferro - para adoçar os
    meus deliciosos chás - um dos grandes prazeres da vida...
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~ Presentemente, uso uma colher de café de açucar e stévia...
    Açucar branco não entra em minha casa e bolos dele, enjoam-me!

    ~ Tens razão: chá de erva-doce e camomila é uma delícia...
    ~~ BEM ADOÇADO!! ~~

    ~~~~ Beijos de uma amiga razoável. ~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. Olá, Majo!

    Um chazinho bem quente, cheiroso que só... Já me acostumei sem açúcar.
    Deixo para gastar minha pequena cota de açúcar com um pedacinho de doce mastigável.
    Sou apaixonada pelo mascavo, entretanto seu sabor acentuado modifica o gosto dos chás. Deixo-o para mingaus.

    Beijão radical!

    ResponderExcluir
  3. ~ Mas a rapadura não modifica o gosto...

    ~ Tens de começar a comprar pela ''internet'' a uma boa loja
    de produtos naturais...
    ~ O teu filho não compra por esta via?

    ~ Jamais ninguém se habitua a chás não adoçados...
    ~~ Conforma~se!!

    ~ O mel e o muscavado puros, podem ser responsáveis
    pelas tuas grandes compulsões ocasionais por doces...
    ~~~~~~ Pensa nisso a sério...
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~~~~ Beijos, doce amiga radical... ~~~~
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há rapaduras na região, porém eu as gosto puras... Sinto uma peninha em gastá-las de outra forma!
      Você não conhece o chimarrão?
      A camomila e a casca de laranja exalam um certo amargor, entretanto a melissa, alfavaca, erva doce, capim cidreira e hortelã são meio adocicadas.
      Eu prefiro comer em vez de beber açúcar, é a mastigação que me faz a diferença nequeles instantes de desejo por doce.
      Eu tenho uma amiga que toma água com açúcar nos momentos de desejo... Deus me livre!

      Beijos saborizados com ervas!

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.