5.6.15

Limoneno


Nesta época do ano, tão propícia aos citrus, me dá uma pena descartar as cascas tão bem feitinhas pela natureza, com inúmeras propriedades...
O limoneno é uma gordura boa integrante da casca cítrica. Considerando que essas cascas equivalem a quase 30% do fruto e a natureza teve um trabalhão, é injusto abandoná-las na lata de lixo.
Eu fico comendo mexerica com casca, sobretudo a cravo - bem madura, é tão crocante! Higienizo e aproveito.
Pode-se fazer doce / geleia com cascas de qualquer citrus, não apenas "a laranja amarga". Também faz-se molhos salgados. Há várias receitas na Net, basta ir congelando (embalado) até formar um montante.
Eu coloco no suco verde todo santo dia, no arroz doce, no bolo de fubá, no doce de leite, no mingau de fubá doce, faço chá (sem adoçar). No meu freezer há sempre cascas.
O único risco é manipular os citrus ao sol, pois o sumo da casca é ácido e deixará marcas escuras na pele, levando semanas para desaparecer.
Os fitonutrientes e flavonoides das cascas cítricas combatem acne, azia, ajudam na digestão, evitam flatulência, diarreia e amenizam inflamações. Também inibem a compulsão por comida.
Aumentam a imunidade devido às vitaminas A e C, controlam o colesterol e protegem a pele dos raios ultravioletas. Seus polifenois (antioxidantes) reduzem estresse e dores crônicas (antidepressivo leve).
Há também estudos sobre suas propriedades anticancerígenas, solventes de cálculos ou desobstrutivas das artérias, fortificante capilar e descongestionantes do fígado.
O chá puro fornece todos esses favores! É só colocar uma casca higienizada para ferver com 350 ml de água (tampado), uma pitadinha mínima de bicarbonato e 3 pedrinhas de sal grosso (evitando amargor) por 15 minutos, liquidificar e beber ao longo do mesmo dia.
É importante bater com apenas um golezinho do chá para formar uma pasta; depois acrescentar o resto do líquido. A receita pode ser aumentada a gosto.

Imagem

2 comentários:

  1. ~ Tem sido muito estudado em investigação científica, assim como a hespiridina da laranja e a naringenina da toranja.
    ~ São antioxidantes com poder anti-cancerígeno.

    ~ Coloco cascas enroladinhas na água limonada.

    ~~~~ Grande abraço. ~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. Estou deixando secar para fazer chás neste inverno. Me adaptei totalmente ao chá sem adoçar.

    Abração sabor citrus

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.