8.6.15

Pães recheados doces e salgados

Esse é pãozinho doce com recheio de abóbora com abacaxi. Eu tinha um resto de doce de abóbora e um abacaxi pequeno que precisava usar.
Do abacaxi se aproveita tudo: Cascas para suco; rebarbas massa da casca para adubo; polpa para doce e in natura; miolo em fitas na salada.
Na massa há um pedacinho de casca de mexerica bem madura (não pode exagerar, é forte demais), cúrcuma fresca, casca de abóbora madura (do doce) e açúcar mascavo. Fofos!
Pãezinhos salgados com cascas de banana na massa. distribuo aos amigos e congelo parte. A massa fica um pouco escura devido à nódoa da banana, porém o sabor é quase nulo.
Higienizo as bananas ao descascar e vou congelando até formar um montante, liquidifico com os ingredientes líquidos (ovos, óleo, água). 
A casca agrega fibras, vitaminas e muitos minerais, diminuindo a quantia de farinha branca. Afinal, farinha integral muitas vezes não é integral de verdade - adicionam fibra e mais algumas coisas na própria farinha branca prá gente pagar mais caro. 
Eu compro a farinha branca mais barata que existe, pois tem um refinamento mais grosseiro, com menos branqueadores químicos.
O recheio é de suíno desfiado à chicória. Eu tinha sobra de carne assada e um pé de chicória que precisava usar. A combinação ficou saborosa.
Noutro dia fiz esses, também com cascas de banana e cúrcuma. Recheio de carne moída com talinhos de couve. Nem precisa de receita, pois a quantia vai depender das sobras a usar.
A base de uma massa é três ingredientes molhados: ovos para dar liga, óleo ou gordura para não ficar rijo e água para achar o ponto; e três secos: farinha e aditivos naturais (folhas, talos, cascas, legumes), fermento para crescer  e tempero a gosto (sal, açúcar, canela, cúrcuma, sementes de abóbora, girassol, gergelim).
Aqui, o recheio temperado apenas com sal grosso e pitada de alho. A carne vai crua, muito prático. Os talinhos de couve suavizam a receita e evitam desperdício.
Agora, assados. Pães saudáveis, práticos já com recheio e facílimos de fazer. Basta esperar cada etapa de crescimento da massa. Eu costumo deixar a massa meio mole para o primeiro crescimento; ao dobrar, acresço farinha e amasso - deixo crescer novamente; enrolo e deixo dobrar de tamanho - então é só assar.
É demorado, porém a gente faz outras coisas entre as etapas.
Nós também comemos pão francês e industrializado, entretanto em quantia muito menor.
Fiz bolo de carne recheado com cenoura, cebolinha e pimenta sininho, usando uma sobra do recheio.

2 comentários:

  1. ~~ Não posso ter bolinhos em casa...

    ~~ Primeiro, porque é difícil resistir, depois, fico com enorme preguiça de fazer os meus pratos de legumes, a baixas e doces temperaturas...

    ~~~ Doce abraço amigo. ~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. É para o café da manhã dos meus homens, e algum lanchinho noturno.
    Ao almoço sempre se tem arroz com feijão (e complementos). Nossas temperaturas também estão doces = na casa dos 25º.

    Abreijos!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.