26.7.15

A saga da cachoeira

Formiga não é servida por belas cachoeiras e como "em terra de cego quem tem um olho é rei"...
Esta cachoeira foi um verdadeiro engodo. Todos na cidade sabiam onde fica o tal "Morro Cavado", entretanto ninguém foi lá.
Seguimos rumo a Belo Horizonte, numa ótima rodovia. Por volta do km 17 deveríamos entrar à direita nalguma estradinha e logo chegaria.
Minas não tem placas para pontos turísticos e as entradinhas são todas parecidas. Passamos reto e adentramos o município de Pedra do Indaiá. Pedimos informações num ponto de ônibus e voltamos...
Entramos errado, antes, e não havia nenhum córrego passível de cachoeira; nenhuma alma para pedir informações. Voltamos ao asfalto e vimos a entrada correta pelo modelo do ponto de ônibus informado.
Na estradinha, descemos, vimos um regato possível, passamos por ele e subimos; achamos um casal de moto. Prestativos, nos explicaram direitinho como voltar e onde entrar, apontando-nos o telhado duma casa nova.
A bela vegetação de cerrado tinha muitas destas flores que consistiam numa haste de um metro e meio com  um pompom lilás à ponta. Um encanto!
Noutra ramificação, fomos descendo por uma floresta de eucaliptos totalmente deserta. Do alto silencioso, ouvi o som da corredeira e chegamos a um ranchinho desabitado.
 O "passa-um" foi tirado e a porteirinha de arame farpado estava encostada. Deixamos a caminhonete e descemos ao som de galos cantando e galinhas cacarejando, anunciando moradores na casa nova.
Aqui, o resquício de um muro de pedras feito por escravos. Naquela época não havia arame farpado.
Estamos "no tempo da seca" e a corredeira ficou minguada, sem graça... Uma placa de "proibido nadar" induz que os novos moradores à esquerda, não querem plateia. Então, nem descemos muito pela margem seguindo o regato.
A pinguela, à esquerda de meu Par, foi levada por alguma enchente. Um grande lajeado de pedras cobre a região; deve-se passar pela água para chegar à casa.
O local estava completamente ermo, ninguém à vista! Morta a curiosidade, voltamos para a cidade.

4 comentários:

  1. Que pena Cris esta viagem sem os sucesso esperado.
    Uma lastima esta ausência de informação de pontos turísticos.
    Bela semana amiga.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Tonin, e as águas de Minas (como as de são Paulo) minguaram muito.
      Esta etapa do passeio eu realmente não recomendo!

      Outros abraços de cá

      Excluir
  2. Minha amiga, o que eu gosto das suas postagens, mas ando com problemas de falta de tempo, mesmo, depois venho aqui e apreendo tudo de uma só vez!
    Obrigada e mil beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina!
      Vamos devagarinho...
      Beijos prá ti também!

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.