29.7.15

Arroz integral demolhado?

Resultado de imagem para imagem arrozal
Meu Par, relutantemente voltou a ingerir arroz integral. Então vamos nós estudar melhor o produto...
É sabido que ele possui mais nutrientes que o branco, pois este é só o miolinho do grão. contém vitamina B, minerais, maior teor proteico e lipídico, assim como maior controle do apetite. 
Ao ingerir o branco, devemos acompanhar com saladas de folhas e legumes ao vapor ou grelhados, para agregar fibras. É uma massinha quase prima do glúten.
É sabido que arroz integral possui arsênio em maior ou menor graus, dependendo da procedência (do solo em que foi cultivado), e se esse grau for alto, envenena-nos aos pouquinhos (é cumulativo). 
Todo grão possui antinutrientes (baixe PDF): Toxinas, quelantes, inibidores de enzimas e afins. Deixar de molho ameniza seus efeitos e “quebra” parte de proteínas de difícil digestão.
Todo grão, inclusive o arroz integral, deve ficar de molho num triplo de água com algumas gotinhas de limão ou vinagre (ambiente ácido), por pelo menos 7 h 00.
A mera prática de demolhar grãos antes de prepará-los aumenta em muito seus benefícios nutricionais.Além de neutralizar, ainda fica mais molinho para cozer. 
O abuso é que atrapalha. Moderadamente, traz mais benefícios que malefícios; podemos comer arroz integral ao almoço e sopa ao jantar. Bora deixar o arroz de molho?
As oleaginosas também devem ser demolhadas (e milho p/ canjica). A flatulência ao ingerir feijões se anula nessa prática essencial. Animais ruminantes possuem 4 estômagos para esse fim.
Fermentar grãos é ainda melhor (até para candidíase), porém fica para outro estudo.
Imagem Google (arrozal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.