24.7.15

Batata faz mal? Cê tá louca?

Minha amiga riu muito da minha cara quando eu disse que devemos evitar batata em excesso
Ela é viciada: Um alimento barato, de sabor suave que combina com tudo. Tá, eu também já fui viciada, porém é cheia de agrotóxico, um carboidrato pobre, transgênica e contém antinutrientes.
A garota faz batata quase todo dia: Nhoque, maionese, purê, batata refogada, pão de  batata, batata frita (diz que faz pouco), sopa de batata, carne com batata, croquete de batata, frango assado com batata...
A amiga "me informou" ser a batata  tão perfeita, que a Europa a adotou como seu carboidrato principal, sendo ingerida cotidianamente por lá também.
Ela disse que JAMAIS nenhuma nutricionista contra indicou o tubérculo devido à sua tendinite persistente. Crê ser pura neura e maluquice minha...
No início de 2014, meu Par passou por um processo inflamatório tenebroso devido ao esporão, então fui pesquisar alimentos inflamatórios e cheguei à solanina.
Eu volto a postar justamente um site europeu sobre o tal veneninho natural da batata, um escudo que ela desenvolveu para não ser comida em excesso. É importante abrir todas as abas na lateral esquerda do texto, inclusive fuçar na bibliografia.
Já sabemos que a inflamação é o verdadeiro vilão das artérias, e não apenas o colesterol um pouquinho acima das recomendações, como os médicos pensavam antigamente. Uma artéria saudável comporta muito bem o sangue percorrendo.
Dores persistentes como artrite e tudo mais que termina em "ite" são um sinal de alerta para processos inflamatórios crônicos que se agravam não só pelos antinutrientes.
Outros agentes inflamatórios são: Produtos industrializados carregados de química, gordura má, açúcares e sódio (para aumentar a validade), álcool, fumo, laticínios, carne embutida e de confinamento (bicho constantemente estressado), adoçantes, refrigerantes, frituras e carboidrato refinado (sobretudo glúten).
Nós somos o que nosso organismo digere e não custa variar os carbo: Baroa, mandioca, batata doce, inhame, cará, milho, arroz integral (fibras, vitaminas B, germe e endosperma), abóbora madura, beterraba e até cenoura.
Lembrando que muitos cânceres advém de inflamações crônicas, fazer uma bacalhoada com muita batata, pimentão e tomate é solanina demais! Só falta servir como entrada berinjela na torrada, jiló recheado e jurubeba curtida na pimenta comari... 
Há alimentos atenuantes: cúrcuma, gengibre, mamão, brássicas, mel (moderado devido ao excesso de frutose), ômega 3, legumes e verduras, oleaginosas, leguminosas, chás de ervas, clara de ovo, frutas avermelhadas (antocianina), vitamina C natural, probióticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.