30.7.15

Fala, todavia não conversa.

Eu tenho um aluno que não emite um som sequer fora de casa. Nem espirro dele eu ouço ao vivo. Ele não vocaliza nem um "ai" quando esbarra.
Em casa se comunica normalmente, porém até na catequese, acompanhado da mãe, ele fica mudo.
É terrível sua timidez patológica ou fobia social. Em 20 e tantos anos trabalhando com crianças é meu segundo aluno nessas condições.
Fazia tratamento psicológico por encaminhamento da educação infantil, entretanto parou no final do ano passado - a psicóloga também nunca ouviu sua voz e a mãe desanimou.
Encaminhei-o a um atendimento multiprofissional gratuito, contudo ainda não há vaga.
Na classe, nem mesmo com os coleguinhas que estão junto dele desde a educação infantil ele vocaliza. Pelo menos, brinca e interage discretamente, mesmo sem a vocalização.
Ele é muito amado por todos, que se prontificam a ajudá-lo e a cuidar-lhe.
Para nos comunicarmos, ele aponta o que deseja ou escreve. Nas aulas de leitura, sua participação é limitada, pois só posso pedir que leia o que pode apontar-me como resposta (cadeira, macaco - com imagem na sala, etc).
E não é que a um mês um coleguinha ligou em sua casa e ele falou via fone? Eu e a mãe ficamos animadíssimas, também liguei, falamos bastante... Na manhã seguinte nada mudou.
Desde então, ligo toda semana, mesmo nas férias e incentivo os amigos a fazerem o mesmo. Em sua casa ele fala normalmente comigo.

2 comentários:

  1. Sofre de mutismo seletivo. Oxalá que não leve anos a passar.

    ResponderExcluir
  2. Um garotinho tímido, amedrontado... Me deixa agoniada, Catarina!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.